Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Setor de serviços da Bahia cresce 2,3% de junho para julho; destaque para o turismo

O volume do setor de serviços na Bahia cresceu em julho (2,3%), na série com ajuste sazonal, após ter registrado dois resultados negativos consecutivos (-2,3% de abril para maio e -1,0% de maio para junho). O desempenho do estado ficou acima da média nacional (0,8%) e acompanhou o movimento de alta disseminado por 25 das 27 unidades da Federação, nessa comparação.

Frente a junho, o volume do setor de serviços caiu apenas em Pernambuco (-0,7%) e Rondônia (-0,4%) e teve os maiores avanços em Tocantins (12,2%) e no Acre (9,9%).

Já na comparação com julho de 2018, o volume de serviços na Bahia mostrou o segundo maior recuo do país (-5,0%), acima apenas da queda verificada em Mato Grosso (-5,2%), e um resultado bem pior que o do Brasil como um todo (1,8%).

Nesse confronto, 15 dos 27 estados viram o volume de serviços crescer, com destaque para Tocantins (21,0%) e Mato Grosso do Sul (8,9%).

Com esses resultados, o setor de serviços na Bahia, acelerou seu ritmo de queda tanto no acumulado no ano de 2019 quanto em 12 meses, chegando a -1,2% e -1,5% respectivamente. Ambos os resultados continuam aquém da média nacional (0,8% no acumulado em 2019 e 0,9% nos 12 meses encerrados em julho).

Turismo em destaque

Em julho, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia avançou tanto em relação a junho (0,3%), na série com ajuste sazonal, quanto frente a julho de 2018 (5,8%).

Em ambas as comparações, foi o terceiro resultado positivo consecutivo para o turismo no estado, com resultados melhores que a média nacional. Frente a junho, as atividades turísticas tiveram variação positiva (0,2%) no país como um todo. Na comparação com julho do ano passado, o avanço foi de 4,4%.

Na comparação com o mesmo mês de 2018, o resultado da Bahia (5,8%) foi o terceiro melhor do país, abaixo apenas do Espírito Santo (9,6%) e do Rio de Janeiro (8,8%). Foi também o melhor julho para o turismo baiano desde 2014, quando havia sido registrado um crescimento de 9,8% frente ao mesmo mês do ano anterior.

Com os resultados de julho, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia aceleraram o ritmo de crescimento no acumulado no ano de 2019 (2,2%) e no acumulado em 12 meses (2,7%). Embora abaixo da média nacional (3,2% e 3,8%, respectivamente), os dois resultados são os melhores para o estado desde 2014 (quando haviam ficado em 11,1% e 9,3%). Saiba mais no infográfico abaixo:

IMG 20190912 WA0375

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta quarta-feira (1º). Atualmente, o nível...

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...
Fundação Jose Silveira

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta...

PRF flagra crime ambiental e resgata pássaros silvestres transportados irregularmente em ônibus de viagem

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 04 pássaros silvestres, no Km 265 da...

AstraZeneca reconhece efeito colateral de vacina da covid-19; entenda

A gigante farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça, pela primeira vez, a ocorrência de um “efeito colateral raro” na vacina...