Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Revista aponta Bahia como segundo maior gerador de empregos em mineração de 2018

Foto: Eduardo Moody/Divulgação

A revista In The Mine 81, lançada no último dia 28 de outubro, aponta que a Bahia foi o segundo maior estado gerador de empregos na mineração de 2018. A informação é parte da matéria “Inventário da Mineração de 2018”, que faz um panorama do setor usando dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Segundo a revista, os cinco estados que mais geraram emprego na mineração em 2018 foram, a partir do maior gerador, Pará, Bahia, Minas Gerais e Ceará e Amazonas. A Bahia, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), gerou 942 novos postos de trabalho no setor em 2018, um aumento de 6,99%. As maiores perdas se deram no Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul.

A reportagem mostra também que o ano foi positivo para o setor mineral do país. O Valor da Produção Mineral (VPM), somatório dos valores da produção beneficiada comercializada no ano, foi de 119 bilhões, um crescimento nominal (sem descontar inflação) de 12,3% em relação a 2017. As substâncias que mais contribuíram para o aumento, em termos de produção, foram ferro, níquel, nióbio e ouro, ao passo que os maiores aumentos de preço de mercado ocorreram com zinco, manganês, potássio, carvão, ouro e zinco.

Para o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, esta é mais uma comprovação da força da mineração como motor de desenvolvimento. “Os números demonstram a necessidade de cada vez mais o governo e a inciativa privada investirem em mineração, para possibilitar a geração de emprego e renda no interior do nosso estado. Observamos também a imperiosa necessidade de conclusão e início das operações da Fiol e do Porto Sul, assim como é importante promover a renovação e recuperação da ferrovia que corta a Bahia até Juazeiro. As melhorias permitirão não só o escoamento da mineração como também do agronegócio.”

Em 2019 a CBPM concluiu duas licitações com sucesso. Em agosto, a empresa estadual fechou contrato com a Pedra Cinza Mineração, que vai explorar fosfatos, chumbo e zinco em Irecê e no último dia 25 de outubro, assinou com a Envirometals Participações S.A para exploração de ouro na regição de Iramaia. Além destas, a empresa abriu no início de setembro uma concorrência para exploração de minério de ferro em Ibipitanga, centro-oeste baiano. O recebimento das propostas ocorrerá no dia 10 de dezembro.

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de abril, respectivamente, para aproveitar o...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM e um dos suspeitos foi...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM...

Seis alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é essencial para a saúde de todos, especialmente para pessoas...

Ex-prefeito de Caculé passa mal durante evento político e não resiste

Faleceu neste domingo (28/04), aos 85 anos, o ex-prefeito de Caculé por dois mandatos, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos....