Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Bolsonaro e Guedes entregam pacote pós-Previdência ao Senado

Na companhia do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de outras autoridades, o presidente Jair Bolsonaro entregou ao Senado um pacote com três propostas de reformas econômicas: a PEC Mais Brasil, também chamada de pacto federativo; a PEC da emergência fiscal, que define gatilhos automáticos de contenção dos gastos públicos em caso de crise financeira na União, estados e municípios; e a PEC dos fundos, que revê a vinculação de receitas com 281 fundos públicos existentes atualmente.

No evento, Guedes falou da consolidação de uma cultura de austeridade fiscal e da descentralização de recursos públicos. “Vamos garantir finanças sólidas para a economia brasileira, descentralizando recursos para estados e municípios. As outras dimensões são auxiliares, como a reforma administrativa e a PEC dos fundos. Vemos hoje a transformação do estado para que possa fazer políticas públicas de forma descentralizada. Entre 300 e 400 bilhões de reais serão transferidos aos entes nos próximos anos para políticas públicas. É melhor uma reforma onde a União tem R$ 800 bilhões e os estados e municípios estão fortalecidos do que uma em que os entes estão fora”, disse o ministro.

O projeto do pacto federativo traz novo regime fiscal e propõe flexibilidade para soma dos gastos obrigatórios com saúde e educação, dando alguma margem de manobra para os gestores públicos nessas duas pautas consideradas prioritárias.

Estados e municípios hoje são constitucionalmente obrigados a despender um mínimo de 25% da receita líquida de impostos em educação. No caso da saúde, o percentual é de 12% da receita para estados e 15% para municípios.

A PEC também cria um conselho fiscal para avaliar a situação financeira dos entes federativos. A ideia é que o conselho reúna a cada três meses o presidente da República, os presidentes da Câmara, do Senado, do Tribunal de Contas de União (TCU), do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos Tribunais de Contas dos Estados.

Apesar do consenso em relação a situação fiscal crítica dos estados e municípios, o projeto deve passar por resistência no Congresso.

Mais tarde nesta terça-feira, Guedes deve apresentar o Plano Mais Brasil em uma reunião coletiva, marcada para começar às 13h30.

Também devem participar do anúncio o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues; o secretário especial de Fazenda adjunto, Esteves Colnago; o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida; o subsecretário de Assuntos Fiscais, Geraldo Julião; e o diretor de Programa da Secretaria Especial de Fazenda, Jeferson Bittencourt.

NÃO ACEITOU O TÉRMINO: Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Ilhéus

Na manhã desta quinta-feira (02/05), a cidade de Ilhéus foi palco de um crime brutal, onde uma mulher de 25 anos, identificada como Francisnai...

Cerca de 200 pacientes são atendidos no mutirão oftalmológico em Itanagra

Foram realizadas cirurgias de catarata, pterígio e limpeza de lente no mutirão oftalmológico realizado pela Prefeitura de Itanagra, através da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca...

NÃO ACEITOU O TÉRMINO: Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Ilhéus

Na manhã desta quinta-feira (02/05), a cidade de Ilhéus foi palco de um crime brutal, onde uma mulher de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

NÃO ACEITOU O TÉRMINO: Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Ilhéus

Na manhã desta quinta-feira (02/05), a cidade de Ilhéus foi palco de um crime brutal, onde uma mulher de...

Cerca de 200 pacientes são atendidos no mutirão oftalmológico em Itanagra

Foram realizadas cirurgias de catarata, pterígio e limpeza de lente no mutirão oftalmológico realizado pela Prefeitura de Itanagra, através...

TAPA NA CARA! Empresário acusa policial de agressão e ameaça no Shopping Cajazeiras

Na noite da última quarta-feira (1º), o empresário Rodrigo Barbosa, de 31 anos, viveu momentos de terror no Shopping...

Sobe para 13 o número de mortos após chuvas no RS

O número de mortos em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 13 na...