Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Programa Salvador por Todos é aprovado por vereadores

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, na tarde desta segunda-feira (30), em regime de urgência, o programa Salvador por Todos, medida do Executivo com o objetivo de ajudar no enfrentamento à pandemia da Covid-19. O PL nº 51/20 destina R$105 milhões a 20.485 trabalhadores informais. Receberão o auxílio de R$270, durante três meses, ambulantes, guardadores de carro, baleiros, baianas de acarajé, recicladores, 400 beneficiários do Aluguel Social, taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos com idade superior a 60 anos.

Os vereadores aprovaram também o PL nº 432/19, que versa sobre redução do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) da Outorga Onerosa; e o Projeto de Lei nº 319/19, que cria o código de saúde da Vigilância Sanitária de Salvador – este acatado por unanimidade.

“Devido à pandemia, a Câmara realizou sessão histórica, utilizando tecnologia para viabilizar que todos os vereadores participassem. O trabalho não pode parar, principalmente em um momento delicado como este”, frisou o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), referindo-se à sessão nas modalidades presencial, no Plenário Cosme de Farias, e por videoconferência para preservar os vereadores considerados de grupo de risco.

CMS Salvador para Todos é aprovado scaled

Renovação da Previdência

Na mesma sessão a Câmara votou e aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 01/20, que modifica as regras do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), promovendo alterações para implementar o programa de renovação da Previdência dos servidores municipais. Declararam votos contrários ao PLC nº 01/20 a vereadora Marta Rodrigues (PT) e os vereadores Suíca, também do PT, Marcos Mendes (PSOL), Edvaldo Brito (PSD) e Sílvio Humberto (PSB).

Também foi aprovado na sessão o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 01/20, que versa sobre o mesmo texto de autoria do Executivo municipal. O parecer aconteceu após o plenário acatar requerimentos de urgência-urgentíssima.

Nove emendas apresentadas por vereadores foram rejeitadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ), conforme relatoria do presidente Alexandre Aleluia (DEM).

As proposições da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) já haviam sido aprovadas em conjunto pelas comissões de Justiça; Finanças, Orçamento e Fiscalização; e Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social. A tramitação do projeto de reforma previdenciária na Câmara foi marcada por apresentações de representantes da Semge, a exemplo do secretário Thiago Dantas, além de reuniões e audiências públicas promovidas pelas comissões.

Vereadores das bancadas de oposição e independente foram contrários à votação em meio à pandemia do novo coronavírus, por entender que o debate e a inclusão de emendas propostas pelos servidores municipais foram prejudicados.

Bombeiros de Sergipe que estavam indo para o RS sofrem acidente na Bahia

Parte da equipe dos bombeiros de Sergipe que estavam indo ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul se envolveu em um acidente no...

Clareou, É Gol! já modernizou 460 campos e quadras com iluminação em LED

Com objetivo de fomentar a prática de atividades esportivas e recreativas em horários alternativos, principalmente à noite, a Diretoria de Iluminação (Dsip), órgão vinculado...
Fundação Jose Silveira

Bombeiros de Sergipe que estavam indo para o RS sofrem acidente na Bahia

Parte da equipe dos bombeiros de Sergipe que estavam indo ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul se...
Fundação Jose Silveira

Bombeiros de Sergipe que estavam indo para o RS sofrem acidente na Bahia

Parte da equipe dos bombeiros de Sergipe que estavam indo ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul se...

Clareou, É Gol! já modernizou 460 campos e quadras com iluminação em LED

Com objetivo de fomentar a prática de atividades esportivas e recreativas em horários alternativos, principalmente à noite, a Diretoria...

“Proposta mesquinha”, diz Alan Sanches sobre reajuste enviado pelo Governo a servidores estaduais

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), classificou como “mesquinha”...

Três mil alunos da rede escolar de Camaçari participarão de formação em Direitos Humanos nesta quarta (8)

Cerca de 3 mil alunos/as da rede estadual de ensino em Camaçari participarão de palestras e oficinas sobre Educação...