Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

PT pede desculpas e diz que uso do termo “macaco” para se referir a policiais é inadmissível

Após o PT de Curaçá defender a servidora do Tribunal de Justiça da Bahia que chamou um policial militar de “macaco” e ainda afirmar que o uso da expressão fazia parte da cultura nordestina, a Executiva Estadual da legenda pediu desculpas e a postagem no Instagram foi removida. O caso foi denunciado pelo Informe Baiano na noite de quarta-feira (23/09) e repercutiu em todo país.

O vídeo que mostra o ato de injúria racial contra o militar também foi exibido em primeira mão pelo IB. A ocorrência aconteceu no Vale dos Lagos, em Salvador, no dia 16 de setembro, após a PM ser acionada ara verificar uma briga de casal. A acusada foi presa por injúria racial e agressão, pois também teria dado um tapa no rosto do policial. Veja abaixo a nota do PT na íntegra e também o flagrante.

“Nota do PT Bahia à Sociedade Baiana e ao Movimento Negro

O Partido dos Trabalhadores aproveita o momento para se pronunciar sobre a Nota do Presidente do PT de Curaçá, Júlio Cezar Lopes, sobre o episódio envolvendo a senhora Libânia Maria Dias Torres e sua condução em flagrante por resistência à abordagem policial e injúria racial.

Acreditamos que é inadmissível a lembrança do uso do termo “macaco” pelo cangaço para se referir a policiais e pistoleiros que o perseguiam. O termo sobrevive no linguajar popular do norte baiano e em outros estados do Nordeste, mas registra um período histórico que não se encaixa no contexto utilizado contra um policial negro no exercício do seu trabalho.

O PT Bahia, em nome de todos os seus militantes, reforça o pedido de desculpas à vítima da injúria racista e, também, ao conjunto do movimento negro, que cotidianamente combate o racismo na sociedade brasileira, assim como as mazelas provocadas pela desigualdade social.

É necessário denunciarmos que a estrutura racista da sociedade brasileira ainda provoca incongruências como o baixo percentual de condenações por injúria racial e racismo: quase 70% dos processos são vencidos pelos réus. O racismo desacredita as vítimas desde o momento da denúncia até a tramitação do processo, fazendo com que muitas vítimas desistam de ir a frente com a denúncia. Um dado que a militância do movimento negro expõe há anos e contra o qual precisamos lutar.

Aproveitamos para mais uma vez repudiar a injúria racial e a violência física denunciada pelo policial. Reafirmamos o nosso compromisso com o combate ao racismo, com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Contamos com que a justiça traga luz ao caso. A luta contra o racismo exige de todos nós compromisso para dar um fim às sequelas do passado colonial no país.

O PT é norteado pelos princípios de justiça e igualdade. A conduta de todos os filiados ao Partido dos Trabalhadores é disciplinada pelo nosso Estatuto. O PT da Bahia designará o caso supracitado às instâncias e aos órgãos partidários responsáveis pela a devida apuração”.

Chamar policial de macaco faz parte da cultura nordestina, diz PT de Curaça

TRAGÉDIA NO OESTE DA BAHIA: Criança morre após ser atropelada por ônibus escolar

Uma criança de oito anos morreu após ser atropelada pelo ônibus escolar na cidade de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia. O...

SELEÇÃO TRICOLOR: Jean Lucas diz que “nunca vi um meio-campo com tanta qualidade”

A segunda-feira (29/04) foi de preparação do elenco do Bahia para enfrentar hoje o Criciúma, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela Copa do...

TRAGÉDIA NO OESTE DA BAHIA: Criança morre após ser atropelada por ônibus escolar

Uma criança de oito anos morreu após ser atropelada pelo ônibus escolar na cidade de Muquém de São Francisco,...
Fundação Jose Silveira

TRAGÉDIA NO OESTE DA BAHIA: Criança morre após ser atropelada por ônibus escolar

Uma criança de oito anos morreu após ser atropelada pelo ônibus escolar na cidade de Muquém de São Francisco,...

SELEÇÃO TRICOLOR: Jean Lucas diz que “nunca vi um meio-campo com tanta qualidade”

A segunda-feira (29/04) foi de preparação do elenco do Bahia para enfrentar hoje o Criciúma, na Arena Fonte Nova,...

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)

A Caixa Econômica Federal sorteia nesta terça-feira (30/04), às 20h, um prêmio estimado em R$ 6,5 milhões no concurso...

‘MUITO TRISTE’: Davi recupera conta hackeada do Instagram e lamenta situação

O baiano Davi Brito conseguiu recuperar o acesso ao seu perfil no Instagram na madrugada desta terça (30/04). A...