Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Bruno Reis propõe universalizar a atenção básica e implantar Clínica da Dor e Escola de Saúde Pública

Em encontro com profissionais de saúde neste sábado (10), o candidato do Democratas a prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que vai universalizar a cobertura da atenção básica na capital e apresentou propostas para a implantação da Clínica da Dor e da Escola de Saúde Pública, entre outras ações que constam em seu plano de governo para ampliar o atendimento à população.

O evento foi realizado no auditório da UniFTC, onde Bruno visitou um centro de atendimento de Covid-19 e laboratórios utilizados pelos alunos do curso de Medicina da instituição. Participaram da ação a candidata a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), o secretário municipal de Saúde, Leo Prates (PDT), e André Nazar, anfitrião do dia e vice-presidente de Saúde da Rede UniFTC.

Bruno Reis ressaltou que pretende alcançar a cobertura de 70% na Atenção Básica, implantando mais de 100 equipes de Saúde da Família. Hoje, a cidade possui mais de 300 equipes. Isso significa que a atenção básica será universalizada, uma vez que é de 72% a taxa de dependência do SUS na capital baiana. A taxa representará a cobertura de 100% em diversos bairros populares, suprindo a necessidade de capacidade instalada de atendimento.

“Antes da gestão do prefeito ACM Neto (Democratas), eram 104 equipes e cobertura de 18%. Hoje, estamos em 56% e vamos chegar a 60% no final do ano. Tínhamos apenas uma UPA, hoje, temos 10, além de quatro multicentros de saúde”, contou.

Bruno ainda frisou que a prefeitura investe hoje 19% da receita corrente líquida em saúde, o que representa quatro pontos percentuais a mais do que o mínimo exigido, de 15%. O município conta também com quase 11 mil profissionais da saúde. “Nós vamos implantar a Escola de Saúde Pública para aprimorar e qualificar ainda mais essa mão de obra que nós temos hoje na nossa rede. Essa Escola vai consolidar a residência médica que nós implantamos e vai permitir a busca de parcerias”, afirmou.

“Nós vamos também implantar uma Clínica da Dor, porque a gente sabe que têm pessoas de nossa cidade com dores crônicas e que poderão ser atendidas neste local, onde será possível também realizar cirurgias ortopédicas. Nós ainda vamos implantar um Centro de Reabilitação em Cajazeiras e fazer a primeira Maternidade Municipal”, complementou o candidato.

Bruno destacou, por fim, que Salvador irá se tornar um polo de saúde no Nordeste, com os investimentos que estão sendo feitos no setor, a exemplo da ampliação dos hospitais Aliança, São Rafael e Cardiopulmonar, além da construção do Mater Dei.

Rondesp evita ataque de facção no Bom Juá e dois bandidos são mortos

Policiais da Rondesp BTS conseguiram evitar um ataque de facção no bairro do Bom Juá, na madrugada desta quinta-feira (02/05). Conforme a fonte do Informe...

EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros no bairro de São Caetano

Um homem foi morto por disparos de arma de fogo na Rua Amparo de São Francisco, no bairro de São Caetano, em Salvador. O...

Rondesp evita ataque de facção no Bom Juá e dois bandidos são mortos

Policiais da Rondesp BTS conseguiram evitar um ataque de facção no bairro do Bom Juá, na madrugada desta quinta-feira...
Fundação Jose Silveira

Rondesp evita ataque de facção no Bom Juá e dois bandidos são mortos

Policiais da Rondesp BTS conseguiram evitar um ataque de facção no bairro do Bom Juá, na madrugada desta quinta-feira...

EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros no bairro de São Caetano

Um homem foi morto por disparos de arma de fogo na Rua Amparo de São Francisco, no bairro de...

MAIS DE 10 TIROS: Homem assassinado dentro de ônibus na Mata Escura

Um homem foi morto a tiros dentro de um ônibus no bairro da Mata Escura, em Salvador. O crime...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...