Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Tráfico e exploração de mulheres: grupo atraiu mais de 200 vítimas pela internet; ação da PF também ocorre em Lauro

Uma rede criminosa de tráfico internacional de mulheres e exploração sexual atraiu mais de 200 mulheres, incluindo adolescentes, através da internet com falsas promessas de emprego. Os criminosos se passavam por representantes de marcas de maquiagem e produtos de beleza. As vítimas eram escolhidas por meio de fotos nas redes sociais.

Operacao Harem BR trafico mulheres
Foto: divulgação/Polícia Federal

Nesta quarta-feira (28/04), a Polícia Federal deflagrou a Operação Harem BR e realizou investidas em Lauro de Freitas, na Bahia, e mais cinco cidades: São Paulo (SP), Goiânia (GO), Foz do Iguaçu (PR), Venâncio Aires (RS) e Rondonópolis (MT).

A investigação da PF aponta que o grupo agia também em outros países. No total, seis pessoas foram presas, sendo quatro no Brasil, uma em Portugal e outra na Espanha. Na capital paulista o homem preso é o principal alvo do esquema criminoso. Ele foi encontrado em uma residência de luxo, no bairro Granja Julieta. Documentos e mídias para investigar se há mais envolvidos foram apreendidos, conforme a PF.

Operacao Harem BR trafico mulheres 1
Foto: divulgação/Polícia Federal

Na Espanha, uma mulher que seria a “despachante” do grupo, responsável por facilitar e falsificar a documentação para enviar as vítimas a outros países, foi capturada. A mulher presa em Portugal tinha envolvimento com uma rede de prostituição nos Estados Unidos. Já o homem preso em Foz do Iguaçu, no Paraná, seria um cliente que contratou programas com menores de idade no Paraguai.

Ainda conforme a PF, a 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba expediu nove mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva. Cinco alvos de mandados de prisão foram incluídos na lista da Interpol por estarem em outros países, como Paraguai, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Austrália. A investigação deve ouvir 20 pessoas durante esta semana, entre vítimas e testemunhas.

Operacao Harem BR trafico mulheres 4
Foto: divulgação/Polícia Federal

A PF detalhou ainda que depois da abordagem pelas redes sociais, os criminosos ganhavam a confiança das supostas clientes e se ofereciam para fazer ensaios fotográficos até o momento em que ofertavam emprego, quando as vítimas eram aliciadas.

A rede criminosa foi descoberta após outra investigação, a Nascostos, em 2019, que identificou compras de passagens aéreas feitas pelos estelionatários com cartões de crédito clonados. Na ocasião, a PF identificou que duas garotas de programa receberam as passagens e viajaram a Doha, no Catar.

Operacao Harem BR trafico mulheres 5
Foto: divulgação/Polícia Federal

“Uma vez identificadas essas vítimas de exploração sexual, elas relataram cerceamentos de direitos a que foram submetidas nesse destino, bem como que receberam as passagens de um indivíduo que as agenciou para a prática dos atos de prostituição”, disse a PF ao acrescentar que o grupo criminoso promoveu exploração sexual no Brasil, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Catar e Austrália.

Políticos e entidades criticam corte de 0,25 ponto da Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,25 ponto percentual a Taxa Selic, juros básicos da economia, recebeu críticas de...

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quarta-feira (8), que cinco barragens estão em situação de emergência por causa das enchentes que...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Políticos e entidades criticam corte de 0,25 ponto da Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,25 ponto percentual a Taxa Selic, juros básicos...
Fundação Jose Silveira

Políticos e entidades criticam corte de 0,25 ponto da Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,25 ponto percentual a Taxa Selic, juros básicos...

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quarta-feira (8), que cinco barragens estão em situação de emergência...

Em cinco minutos, câmeras de Reconhecimento Facial encontram criança autista desaparecida em Itabuna

Bastante emocionado. Desta forma que um pai ficou, após reencontrar a sua filha, uma criança autista de 11 anos,...

Ituberá recebe Caravana dos Povos de Terreiro

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e a Defensoria Pública do...