Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Volume de serviços na Bahia segue positivo e cresce 28,9% em maio

O volume de serviços na Bahia apresentou crescimento de 28,9% no mês de maio na comparação com o mesmo período do ano anterior. As informações com foco no segmento baiano, analisadas nesta terça-feira (13) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE. Com relação à receita nominal de serviços, houve expansão de 31,1% na comparação com maio de 2020. 

A pesquisa revela que a abertura dos comércios de rua, shoppings centers, e retomada de aulas semipresenciais nas redes municipais contribuíram positivamente no setor e impulsionaram o crescimento do volume de serviços no mês de maio em 8,6%, na comparação com o mês imediatamente anterior.

“As pesquisas mais uma vez confirmam a gradual recuperação da nossa economia. Este resultado com certeza nos traz muito otimismo e nos leva a acreditar que ao final deste ano estaremos em uma situação ainda muito melhor do que nos encontramos hoje”, afirma o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Para Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico, o setor de serviços é uma das mais importantes engrenagens da economia: “Temos firmado parcerias, por meio da Juceb e do nosso Serviço de Atendimento ao Empreendedor, para facilitar a abertura e Formalização de empresas na Bahia. Isto vai contribuir para o crescimento ainda maior do setor de Serviços”.

Destaques

Todas as atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque, por ordem de magnitude, as atividades de Serviços prestados às famílias (217,8%), que contabilizou a segunda variação positiva consecutiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012. Essa atividade também apresentou resultado superior àquele observado no mesmo mês do ano anterior (-77,6%). Seguido pela atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (43,1%), que também, registrou a variação positiva significativa, maior alta da série iniciada em 2012, e a terceira variação positiva consecutiva para esse ano. A atividade de Outros serviços  (20,0%) marcou a segunda taxa positiva neste ano.  A atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,4%) apresentou a terceira taxa positiva consecutiva neste ano, e Serviços de informação e comunicação que não apresentava resultado positivo desde maio de 2017(0,6%), volta a crescer abril (0,2%) e maio (4,5%).

A receita nominal de serviços na Bahia cresceu 31,1%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque, por ordem de magnitude, as atividades de Serviços prestados às famílias (202,6%), seguido por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (43,2%), Outros serviços (21,0%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,4%), e Serviços de informação e comunicação (7,2%).

Turismo

O volume das atividades turísticas em maio apresentou expansão de 200% na comparação com o mesmo período de 2020. A receita nominal do segmento para o mesmo período apresentou crescimento de 180,9%. Na comparação com o mês imediatamente anterior, a atividade apresentou crescimento de 52,6%, motivado principalmente pela abertura das praias em algumas cidades, medida que contribuiu para maior atração e movimentação de turistas no estado.

TRAGÉDIA NO OESTE DA BAHIA: Criança morre após ser atropelada por ônibus escolar

Uma criança de oito anos morreu após ser atropelada pelo ônibus escolar na cidade de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia. O...

SELEÇÃO TRICOLOR: Jean Lucas diz que “nunca vi um meio-campo com tanta qualidade”

A segunda-feira (29/04) foi de preparação do elenco do Bahia para enfrentar hoje o Criciúma, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela Copa do...

TRAGÉDIA NO OESTE DA BAHIA: Criança morre após ser atropelada por ônibus escolar

Uma criança de oito anos morreu após ser atropelada pelo ônibus escolar na cidade de Muquém de São Francisco,...
Fundação Jose Silveira

TRAGÉDIA NO OESTE DA BAHIA: Criança morre após ser atropelada por ônibus escolar

Uma criança de oito anos morreu após ser atropelada pelo ônibus escolar na cidade de Muquém de São Francisco,...

SELEÇÃO TRICOLOR: Jean Lucas diz que “nunca vi um meio-campo com tanta qualidade”

A segunda-feira (29/04) foi de preparação do elenco do Bahia para enfrentar hoje o Criciúma, na Arena Fonte Nova,...

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)

A Caixa Econômica Federal sorteia nesta terça-feira (30/04), às 20h, um prêmio estimado em R$ 6,5 milhões no concurso...

‘MUITO TRISTE’: Davi recupera conta hackeada do Instagram e lamenta situação

O baiano Davi Brito conseguiu recuperar o acesso ao seu perfil no Instagram na madrugada desta terça (30/04). A...