Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Acervo da Laje inaugura exposição, promove performance e oficina neste final de semana no MAM

O Acervo da Laje e o Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) abrem neste sábado (23), a partir das 13:30h, a exposição com Visita Guiada gratuita ‘Subúrbio: uma exposição em Três Atos’ na Galeria 3 do Solar do Unhão. A mostra comemora os 12 anos de existência do Acervo da Laje que tem sido um relevante espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário e as periferias de Salvador. Durante mais de uma década o Acervo já apresentou obras em diversos museus, como o MAM do Rio, realizou centenas de ações e projetos, participando de ações estaduais, nacionais e internacionais, incluindo a 3ª Bienal da Bahia e a 31ª Bienal de São Paulo.

“Essa exposição está dividida em três atos e apresenta as ancestralidades do Subúrbio Ferroviário, com artistas que iniciaram as coleções do nosso Acervo, aliados à produção de jovens talentos que despontam nas artes”, explica José Eduardo Ferreira que juntamente com Vilma Santos, idealizou e coordena esse coletivo de artes. “Propomos um diálogo com artefatos históricos e peças que contam a nossa história de pertencimento à cidade, através de itens que revelam a exuberância da existência do nosso território, como o mar, rios, cachoeiras e praias e seus objetos arqueológicos”, completa Vilma.

Residência e Processo

A exposição ‘Subúrbio’ integra o ‘Programa de Residências Artísticas do MAM-Bahia’ que convida grupos e coletivos para ocupar o museu. “A proposta é que o público frequentador do MAM, acompanhe e participe dos processos dessa programação, pois a residência se utiliza do formato de ateliê aberto, no qual os artistas e convidados compartilham seus processos criativos do dia a dia no museu”, explica o curador do MAM, Daniel Rangel.

Segundo Vilma Santos, a exposição ‘Subúrbio’ estará em processo. “Nossa proposta é produzir pontos de fuga, surpresas e até estranhamentos, ocupando espaços que na sua origem foram pensados por Lina Bo Bardi –criadora do MAM– para ser um museu de arte popular”, relata Vilma. Durante a Residência a exposição apresenta os atos de forma processual e contínua: Ato 1 – início, memórias, artefatos ancestrais, origem do Acervo da Laje; Ato 2 – continuidades, artistas com obras no Acervo da Laje; e Ato 3 –novas gerações artísticas da periferia.

“A ideia é que o espaço do MAM Bahia seja um catalisador para que essas propostas locais ganhem ainda mais visibilidade e que, a partir do intercâmbio com o público e a equipe do museu, possam ampliar e potencializar suas ações”, conclui o curador do MAM, Daniel Rangel.

Programação e horários

Na programação do Acervo da Laje no MAM estão previstos os bate-papos, oficinas para crianças, passeio marítimo, apresentações musicais e muito diálogo sobre arte na periferia, direito à cidade, memórias suburbanas, invisibilidades, curadorias e colecionismos, artes pretas, constituição de acervos, museus e seus entornos, dentre outros temas.

Depois da abertura e visita guiada da exposição ‘Subúrbio’ às 13:30h de amanhã (23), o Acervo promove às 16h a performance musical com Shay Rizzo no Pátio do Flamboyant com entrada gratuita. No domingo, às 15h, será promovida a ‘Oficina de Pintura para Crianças’ também com participação gratuita e tendo coordenação de Zaca Oliveira. Acompanhe as redes sociais do MAM-Bahia (@bahiamam) para saber das novidades do Acervo da Laje no Solar do Unhão.

O MAM funciona de terça a domingo, das 13h às 18h, mas o Cine MAM e o Café Saladearte ficam abertos todos os dias, das 12h às 22h. A exposição Encruzilhada(Casarão e Capela) é gratuita e está aberta de terça a domingo, das 13h às 18h, mesmos dias e horários da visitação ao Acervo da Laje.

Mais informações no site do MAM ou telefone (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...