Coluna do Meio: CPI dos convênios; Joaquim de Otto ou Leão?; guerra eleitoral em Serrinha; e pesquisa

1. Você é PSD ou PP? Joaquim Neto, prefeito de Alagoinhas, andou flertando com o time do Bonitão. Já na semana que passou, ele apareceu sorridente em postagens no Instagram com o senador Otto Alencar. De qualquer forma, é bom o presidente do PSD ficar com os dois olhos abertos, pois o Doutor agendou recentemente visitas no PP.

Joaquim e Otto

2. CPI dos convênios: A bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) está analisando a possibilidade de pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a liberação de convênios pelo governo do estado em pleno ano eleitoral. Integrantes do bloco dizem que, somente este ano já foram mais de R$ 244 milhões em convênios com prefeituras, valor que supera e muito o total de anos anteriores. O caso vem sendo chamado de “farra dos convênios” entre oposicionistas, que dizem haver abuso de poder político e econômico do governo ao usar convênios para “seduzir” prefeitos para apoiarem o candidato do PT ao Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues.

3. CPI dos convênios II: Deputados ainda argumentam que, como estes convênios costumam ser pagos em até um ano, é muito provável que as prefeituras só vejam esse dinheiro em 2023, após o ano eleitoral. Há muitos casos, entretanto, em que o valor só é pago parcialmente. E o pior: o governo, de acordo com oposicionistas, só tem firmado convênios com quem se compromete a apoiar Jerônimo, deixando prefeitos de partidos da oposição à míngua. Isso, dizem, reforça a tese do abuso de poder político e econômico.

4. Rui Costa: “Viva a democracia. O mundo comemora a vitória de Macron na França. Com fé em Deus e a força do povo brasileiro, também iremos derrotar a extrema-direita no Brasil com uma grande vitória do melhor presidente que este país já teve, Lula”.

5. Candidato mais votado do subúrbio de Salvador, o radialista Sullivan Santos (Pode) foi chamado na governadoria e confirmou que apoiará a dupla Bacelar (PV) e Fabíola Mansur (PSB) para deputados federal e estadual, respectivamente. Para governo, a expectativa é que o suplente de vereador apoie o petista Jerônimo Rodrigues.

6. O pré-candidato ao governo ACM Neto apareceu com um chapéu de vaqueiro e largo sorriso no rosto, mostrando que é um nordestino arretado. O clique irritou petistas e bolsominions, que destilaram ataques nas redes sociais.

7. Tunga Bastos, de Iramaia, é mais um prefeito que fechou com ACM Neto. E o PT que se segure, pois ‘Alisson Liderança’ promete levar mais quatro prefeitos para o escritório da Garibaldi essa semana. Tudo isso com as bençãos de Sandro Régis.

8. “Vou ser prefeito em 2024 e ACM Neto terá a maior votação da história de Casa Nova esse ano”, relatou Anísio Viana, que é um dos coordenadores da campanha do líder do União Brasil no norte baiano. No próximo sábado (30/04), Neto e Bonitão chegam ao município.

9. O Avante deve eleger dois deputados estaduais no pleito desse ano e nos bastidores a expectativa é que os mais votados sejam o filho do Pastor Sargento Isídório, Tancredo Isidório, e Patrick, que seria o candidato da primeira-dama Aline Peixoto. Com essas duas potências na disputa interna a chance da vereadora Débora Santana ser suplente é grande e a mesma pode abrir mão do pleito em favor do pai Carlos Ubaldino, que está filiado ao PDT, partido onde é favorito, caso seja candidato.

Debora e Carlos Ubaldino

10. A pesquisa contratada pelo Informe Baiano junto ao instituto Séculus Consultoria e Assessoria será divulgada na próxima quinta-feira (28/04) e vai detalhar o cenário eleitoral na Bahia. Moradores de mais 70 municípios serão consultados sobre governador, senador, presidente e a gestão do governador Rui Costa.

Pesquisa Informe Baiano/Séculus vai detalhar cenário eleitoral na Bahia

11. O “Vereador da Família” Ricardo Almeida não estava de olho no parlamento estadual, mas foi convencido a encarar uma missão partidária e agora é uma das surpresas na disputa. Seu partido, o PSC, deve garantir duas cadeiras. O primeiro colocado, acreditam ‘especialistas’, deverá ser Laerte de Vando. Na luta pela segunda vaga os principais nomes são Ricardo e Cezar Leite. Façam suas apostas.

12. O prefeito Dinha, de Simões Filho, precisa reforçar a sua equipe no distrito de Palmares, pois do jeito que o vereador Orlando de Amadeu está com a sua moral com o povo, não transfere nem 100 votos para os deputados Kátia Oliveira (estadual) e Paulo Azi (federal). Recentemente, a comunidade ficou cinco dias sem água por causa de uma bomba quebrada. Não precisa nem falar que as estradas estão um caos e poda de árvore é artigo de luxo na localidade. Quem avisa amigo é.

13. Eleição ameaçada: Osni Cardoso anda enfrentando dificuldades e o governador Rui Costa já começou a reforçar a campanha do parlamentar. Dizem que o petista também vai ser o candidato a deputado estadual do governo em Amargosa e Coité. Tudo isso ocorre devido ao avanço de Edylene Ferreira, presidente licenciado da União dos Vereadores da Bahia (UVB), na região do Sisal. Para completar, Luciano Simões Filho, candidato a reeleição, também tem atraído importantes lideranças para sua campanha em Serrinha, município que Osni foi prefeito.

14. Dedo do Galego: O PT afastou o marqueteiro Augusto Fonseca da campanha de Lula à Presidência da República e já anunciou que o publicitário baiano Sidônio Palmeira será o responsável pela comunicação da pré-campanha petista. Com isso Lula ganha uma equipe de peso, mas a campanha de Jerônimo Rodrigues ao governo baiano enfraquece consideravelmente. Sidônio foi o responsável pelos programas vitoriosos de Wagner em 2006 e 2010, e de Rui Costa, em 2014.

15. Cláudio Cajado: “A nação está cansada desse papo de polarização. Não existe polarização no Brasil. Não é possível governar sem buscar a conciliação de interesses. Por isso, considero uma perda de tempo gastar tempo e energia em discussões que não levam a lugar nenhum. A minha natureza é dialogar e encontrar soluções para o povo. Este é o meu compromisso com o povo!!!”.

Pesquisa Informe Baiano/Séculus vai detalhar cenário eleitoral na Bahia

Casa da Mulher Brasileira já atendeu mais de 2 mil mulheres em quatro meses de funcionamento

Após quatro meses de inaugurada, a Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah, já acolheu 2,3 mil mulheres...

Encontro discute propostas de Salvador para redução dos plásticos nos oceanos

Durante toda esta terça-feira (30), nos turnos da manhã e da tarde, o auditório da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte...

Casa da Mulher Brasileira já atendeu mais de 2 mil mulheres em quatro meses de funcionamento

Após quatro meses de inaugurada, a Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah,...
Fundação Jose Silveira

Casa da Mulher Brasileira já atendeu mais de 2 mil mulheres em quatro meses de funcionamento

Após quatro meses de inaugurada, a Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah,...

Encontro discute propostas de Salvador para redução dos plásticos nos oceanos

Durante toda esta terça-feira (30), nos turnos da manhã e da tarde, o auditório da Secretaria Municipal de Promoção...

Bahia consegue furar sistema defensivo do Criciúma e garante triunfo

O Bahia teve dificuldades para furar o forte sistema defensivo do Criciúma, mas jogou bem e garantiu o triunfo,...

Cigarros eletrônicos são apreendidos em Vitória da Conquista

Sessenta caixas de cigarro eletrônicos foram apreendidas na noite de segunda-feira (29), em Vitória da Conquista, por policiais da...