Semur outorga empresas com Selo da Diversidade LGBT

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) realizou, na quinta-feira (22), a cerimônia de outorga da primeira edição do Selo da Diversidade LGBT+, que tem como objetivo certificar empresas com comprometimentos na promoção da diversidade de gênero na própria equipe organizacional. O evento aconteceu no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, e participaram da cerimônia a secretária da Semur, Ivete Sacramento; a secretária da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, e demais representantes da gestão municipal, de instituições privadas e da sociedade civil.

Mais de 30 empresas receberam a certificação do Selo da Diversidade LGBT+. Dentre elas está a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Instituto A Mulherada, o Centro Universitário UniJorge, a Uber Brasil, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Sindicato dos Bancários da Bahia.

22.09 Selo da diversidade LGBT da Prefeitura de Salvador 10
Foto: Lucas Moura/ Secom

Durante a fala sobre “O compromisso da Prefeitura com a inclusão”, Ivete Sacramento reforçou que a iniciativa marca um dia histórico em Salvador, devido ao compromisso e confiança das empresas certificadas na instalação do programa de diversidade em suas repartições e na inclusão do público LGBT nos processos de emprego e renda e combate à LGBTfobia.

“Sabemos que temos um atraso de séculos no reconhecimento de políticas públicas para pessoas LGBT. Implantamos políticas públicas para esta comunidade em Salvador a partir do ano de 2013, através da Reparação. Reparar é você devolver historicamente o que lhe foi tirado. Por isso, a Semur está envolvida nesse processo de implantação de políticas públicas e, hoje, de forma em conjunta, reafirmamos esse compromisso com esses parceiros”, declarou a titular da Semur.

O presidente do Conselho Municipal LGBT, Walter Pinto Jr., reforçou as vantagens desta iniciativa para as empresas. Para ele, a instituição que possuir o selo demonstra à sociedade o compromisso com a responsabilidade social, além de garantir maior lucratividade, inovação com equipes diversas e posicionamento da empresa.

“À medida em que ofertamos este selo para essas organizações, que possui o compromisso real através de plano de ações, práticas inclusivas e promoção dessas pessoas, estamos garantindo o estado de direitos de segurança, acesso, liberdade de expressão e a garantia dessas pessoas”, disse Walter Pinto Jr.

Compromisso – Representando a empresa de telemarketing Atento, a colaboradora Pétala Silva salientou a importância de a empresa estar recebendo a outorga do selo. “Precisamos conquistar, garantir e definir nossos espaços. Na Atento me sinto acolhida e representada neste processo”.

A promotora de justiça em defesa da população LGBT do MP-BA, Márcia Regina Ribeiro Teixeira, lembra da responsabilidade do órgão no combate à LGBTfobia. “Esse selo representa a obrigação e dever do Ministério Público da Bahia em atender todas as demandas que nos chegam para trabalharmos com respeito, dignidade e acolhimento devido”.

Selo – O Selo da Diversidade LGBT+ é essencialmente uma política voltada à sensibilização das instituições, a fim de que desenvolvam ações de combate à LGBTfobia, assim como a inserção e promoção da população LGBT+ em seu quadro funcional. O programa é instituído através do Decreto 35.071/2022 que visa reconhecer publicamente as ações de promoção da equidade de orientação sexual e identidade de gênero na gestão de pessoas e marketing das empresas e organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade do Salvador.

Para aquisição do selo, as empresas, associações civis e entidades públicas precisam assinar um pacto pela valorização da diversidade LGBT+, apresentar um diagnóstico censitário com o perfil LGBT+ do quadro de empregados, prestadores de serviço e quaisquer outros colaboradores. Devem também apresentar um plano de trabalho, para o período de janeiro a dezembro de cada ano, informando as metas a serem alcançadas, com o respectivo cronograma e estratégias para o enfrentamento das desigualdades.

“Essa é uma grande conquista, visto que contempla uma comunidade com dificuldade de entrar no mercado de trabalho, devido ao estigma. Por outro lado, notamos hoje empresas com uma tendência a contratar profissionais LGBT, com foco nas habilidades, na atenção e dedicação desses profissionais. Com esse programa, queremos aproximar cada vez mais essa comunidade às corporações”, afirma o gestor do Centro Municipal LGBT+ Vida Bruno, Marcelo Cerqueira.

Governo do Estado lança campanha do Maio Amarelo com ação transversal entre Detran-BA e Hemoba

A Bahia segue como referência em ações e investimentos para um trânsito mais seguro. O Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito...

Suspeito é preso por se passar por policial civil e extorquir moradores em Muritiba

Um suspeito foi preso nesta quinta-feira (8) no distrito de São José do Itaporã, no município de Muritiba, no Recôncavo baiano, acusado de extorsão...
Pefeitura Municipal de Salvador

Governo do Estado lança campanha do Maio Amarelo com ação transversal entre Detran-BA e Hemoba

A Bahia segue como referência em ações e investimentos para um trânsito mais seguro. O Governo do Estado, através...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Governo do Estado lança campanha do Maio Amarelo com ação transversal entre Detran-BA e Hemoba

A Bahia segue como referência em ações e investimentos para um trânsito mais seguro. O Governo do Estado, através...

Suspeito é preso por se passar por policial civil e extorquir moradores em Muritiba

Um suspeito foi preso nesta quinta-feira (8) no distrito de São José do Itaporã, no município de Muritiba, no...

Homem que matou o irmão a facadas é preso em Iraquara após um mês foragido

A Polícia Civil da Bahia prendeu, nesta quinta-feira (8), um homem acusado de matar o próprio irmão a facadas...

Discriminação atinge 52,9% das pessoas com HIV/aids, mostra pesquisa

Dados do Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV 2025 indicam que 52,9% das pessoas com...