O vereador Toinho Carolino (Podemos) foi empossado vereador de Salvador, em cerimônia no Salão Nobre da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (2). Carolino substitui o ex-vereador Emerson Penalva (PDT), que renunciou ao cargo após tomar posse como deputado estadual. A cerimônia de posse aconteceu antes da abertura dos trabalhos do Legislativo Municipal.
Carolino já exerceu mandato de 2013 a 2016 e 2017 a 2020, ficando na suplência na última eleição. Ele, que ocupava o cargo de subsecretário municipal de Reparação, em seu retorno à Câmara afirmou que além da defesa da pessoa idosa e da educação, trás também como prioridade a luta de combate ao racismo e em prol da comunidade LGBTQIAP+.
“Após a passagem pela Semur eu retorno com novas bandeiras para esta Casa. Seguirei defensor das pessoas idosas, da educação, mas também atento às bandeiras do movimento negro e da comunidade LGBTQIAP+, assim como incorporo ao meu mandato a defesa do terceiro setor, como fazia Penalva”, disse.
Em seu último mandato, Carolino presidiu a Comissão de Educação na Câmara e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
No ato, o presidente da Casa, Carlos Muniz (PTB), destacou que para ele e os vereadores é um prazer ter de volta à Casa um colega atuante e compromissado. A leitura do ato de posse foi feita pelo 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador, vereador Isnard Aráujo (PL).