O reality show “Big Brother Brasil 23” está sendo alvo de polêmica após a eliminação de dois participantes, MC Guimê e Antônio Cara de Sapato, por suspeita de importunação sexual contra a mexicana Dania Mendez, que entrou na casa para um intercâmbio. Durante a festa realizada na quarta-feira, Guimê passou a mão no corpo de Dania sem o consentimento dela, enquanto Cara de Sapato beijou e fez contato físico forçado com a participante, mesmo com ela tentando se afastar.
Após a denúncia, a Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para apurar o caso, que está sendo conduzido pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá. “Diligências estão em andamento para apurar a conduta dos envolvidos”, disse a polícia em nota.
Além da investigação policial, os dois participantes foram eliminados do programa na quinta-feira. O apresentador Tadeu Schmidt afirmou que eles “passaram do ponto” e que é preciso “tomar cuidado com os limites”. Schmidt esclareceu que a decisão foi puramente do programa, e não influenciada pela declaração de Dania, que afirmou não se sentir importunada.
O caso reacende a discussão sobre a importância do consentimento e do respeito aos limites pessoais, tanto dentro quanto fora do ambiente do programa. A eliminação dos participantes serve como um alerta sobre as graves consequências de comportamentos inapropriados e a necessidade de mudança de mentalidade em relação ao tratamento das mulheres.
Cara de Sapato e MC Guimê foram eliminados hoje.#BBB23 #BBBNoGloboplay pic.twitter.com/VNX74EsoiO
— globoplay (@globoplay) March 17, 2023