Neste sábado (1º), o Twitter anunciou a aplicação de limites temporários de leitura para todos os usuários como uma medida para lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema. Elon Musk, dono da plataforma, explicou que essas restrições foram implementadas para garantir a integridade e a estabilidade da rede social.
De acordo com Musk, os seguintes limites foram estabelecidos para as contas:
- Contas verificadas: leitura de até 6.000 tweets por dia.
- Contas não verificadas: leitura de até 600 posts por dia.
- Contas novas não verificadas: leitura de até 300 posts por dia.
Desde as primeiras horas deste sábado, usuários relataram dificuldades para ler os posts na plataforma. Ao tentar acessar, uma mensagem solicitava que os usuários aguardassem e tentassem novamente, sem fornecer detalhes sobre o motivo do erro.
Por volta das 11h40 (horário de Brasília), os termos “Meu Twitter” e “Elon Musk” estavam entre os assuntos mais comentados na rede social devido aos relatos dos usuários.
Somente no início da tarde, Musk se pronunciou, explicando a novidade e os motivos por trás dos limites temporários de leitura.
O Twitter também possui outros limites de uso para gerenciar a demanda em seus servidores e evitar o uso excessivo de sua infraestrutura, a fim de prevenir quedas no sistema ou ocorrência de muitas páginas de erro.
Alguns desses limites adicionais incluem:
- 500 mensagens diretas por dia;
- 2.400 tweets por dia, divididos em intervalos de meia hora;
- 4 alterações por hora no e-mail associado à conta;
- 400 novas contas para seguir por dia, com regras para evitar comportamento de seguir de maneira acelerada.