Aiba investe em recuperação de nascentes e ações para reduzir emissões de gases do efeito estufa

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) tem investido para tornar a produção agropecuária baiana cada vez mais sustentável e eficiente. Entre as ações estão a recuperação de nascentes em municípios do Oeste do estado e para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que provocam mudanças climáticas que, consequentemente, também afetam a produção agropecuária.

Atualmente, com o financiamento do Programa Para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), o Centro de Apoio à Regularização Ambiental da Aiba promove o projeto Nascentes do Oeste, cujo objetivo é realizar o diagnóstico, recuperação e preservação das nascentes e veredas da região, além de sensibilizar as comunidades ribeirinhas com os encontros de Educação Ambiental e capacitá-las em preservação e recuperação de nascentes. Até o momento, o projeto já contemplou 12 municípios do Oeste da Bahia. Ao todo foram executados o diagnóstico de 93 nascentes, das quais 63 foram recuperadas e 16 estão em processo de recuperação.

Graças a essa iniciativa, em 2020, durante a vigência da primeira etapa do Projeto Nascentes do Oeste, a Aiba e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), conquistaram o Prêmio ANA 2020, pela Agência Nacional das Águas (ANA), que reconheceu este projeto como uma das iniciativas que contribuem para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos para o desenvolvimento do Brasil. O projeto ainda promove encontros de Educação Ambiental nas comunidades ribeirinhas dos municípios participantes.

- Aiba investe em recuperação de nascentes e ações para reduzir emissões de gases do efeito estufa
Foto: divulgação

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, ressalta que a associação tem o compromisso de promover o desenvolvimento do setor agropecuário associado a boas práticas de sustentabilidade. Ele pontua que o setor já representa quase 30% do PIB do estado e que a tendência é de crescimento, ao ressaltar que, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a demanda global de alimentos deverá aumentar perto de 70% até 2050, e o Brasil é um dos únicos países em condições de atender grande parte desta demanda.

“Com as estimativas globais de crescimento populacional e aumento da demanda por alimentos para as próximas décadas, o setor agrícola tem o desafio de ampliar a produção para responder à demanda crescente por alimentos aliando aos cuidados com o meio ambiente e recursos hídricos”, afirmou Odacil Ranzi.

Carbono – A Fundação Solidaridad, numa parceria com a Aiba e com a Land Innovation Fund, realizou um estudo inédito para estimar a emissão de gases do efeito estufa na safra 2020/2021 de soja no Oeste da Bahia, assim como a quantidade de carbono que fica estocado no solo graças à produção. A pesquisa para linha de base envolveu 20 propriedades nos municípios de Baianópolis, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério.

Como resultado, ficou claro que a adoção do Sistema de Plantio Direto (SPD) e de outras práticas mais conservacionistas pode compensar até 118,5% das emissões de gases provocadas pela cultura da soja. Isso ocorre por conta da quantidade de carbono que é ‘sequestrada’ pelo solo nesses métodos. Portanto, o estudo mostra que o manejo adequado apresenta, na realidade, grande potencial para reduzir as emissões dos gases que contribuem com o aquecimento global.

A parceria da Aiba com a Fundação Solidaridad e o Land Innovation Fund ainda rendeu uma inédita ‘calculadora’ de balanço de carbono que é emitido e que é sequestrado pelas culturas de soja da região. Ou seja, o estudo rendeu uma metodologia para que o cálculo seja realizado, cujos critérios foram personalizados para as características naturais do Matopiba – a fronteira agrícola que envolve os estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia. O mecanismo ficará sob operação da Aiba.

A metodologia foi desenvolvida por um grupo de trabalho que contou com 68 participantes, entre parceiros locais e especialistas. Ao todo, quase 300 produtores e técnicos das fazendas foram visitados ou contatados, e 58 propriedades utilizaram a ‘calculadora’ no Oeste da Bahia.

Odacil Ranzi destacou que parcerias e estudos como esse serão mais necessários do que nunca para que a produção agrícola dê conta da procura por alimentos preservando o meio-ambiente. “Para atender essa demanda, o produtor rural tem se profissionalizado cada vez mais, com investimentos em pesquisas e tecnologias que possam garantir a eficiência e inovação no processo produtivo e mantendo a sustentabilidade dos recursos naturais, com técnicas e boas práticas agrícolas que permitam a conservação do solo e da água”, acrescentou.

Ranzi também destacou que a “ampliação do cardápio de produtos que são cultivados na região demonstra o alto potencial produtivo para novas cadeias, a exemplo de proteína animal, da fruticultura, que aliada a técnicas como a irrigação permite aumentar o número de safras em uma mesma área, além de potencializar os resultados de produtividade”.

TRAGÉDIA EM IPIRÁ: Mulher morre após ataque de abelhas na zona rural

Uma mulher de 37 anos morreu de forma trágica após ser atacada por um enxame de abelhas, na zona rural de Ipirá, no interior...

Candeias: feirantes do setor de hortifrúti comparecem ao processo de recadastramento nesta segunda-feira (19)

Os feirantes que atuam na área de hortifrúti da Central de Abastecimento de Candeias estão comparecendo à Secretaria de Promoção Social e Combate à...
Pefeitura Municipal de Salvador

TRAGÉDIA EM IPIRÁ: Mulher morre após ataque de abelhas na zona rural

Uma mulher de 37 anos morreu de forma trágica após ser atacada por um enxame de abelhas, na zona...
Fundação Jose Silveira

TRAGÉDIA EM IPIRÁ: Mulher morre após ataque de abelhas na zona rural

Uma mulher de 37 anos morreu de forma trágica após ser atacada por um enxame de abelhas, na zona...

Candeias: feirantes do setor de hortifrúti comparecem ao processo de recadastramento nesta segunda-feira (19)

Os feirantes que atuam na área de hortifrúti da Central de Abastecimento de Candeias estão comparecendo à Secretaria de...

Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nesta segunda-feira (19) que o Brasil pode retomar o status...

INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem...