Debate sobre racismo institucional celebra Dia da Mulher afro-latino-americana e caribenha na Bahia

Comemorado em 25 de julho, o dia da mulher afro-latino-americana e caribenha na Bahia foi celebrado nesta segunda-feira (24) com um debate sobre o racismo institucional que reuniu servidores estaduais no auditório do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia, (CAB). As formas de manifestação e aspectos próprios do racismo institucional foram debatidos pela procuradora geral da Fundação Cultural Palmares, Dora Bertúlio, e pela jornalista e escritora Rosane Borges, destaques nacionais no assunto. O evento foi realizado através da parceria entre a Secretaria da Promoção à Igualdade Racial (Sepromi) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

“Racismo Institucional hoje é o ponto máximo do racismo brasileiro. É onde todas as instituições que de alguma forma representam este racismo e vão atuar no cotidiano de cada indivíduo e no coletivo da sociedade brasileira. É quando as instituições vão trabalhar com políticas racistas camufladas como se fossem de igualdade. Aparentemente todo mundo está sendo tratado igual quando na verdade, a população discriminada, no caso a população negra, vai ser maltratada”, declara a Drª Dora Bertúlio.

Sobre a relação entre racismo e mídia, a Drª Rosane Borges afirmou: “De fato, o racismo na mídia é considerado um racismo institucional porque diz muito das nossas ausências ou de uma presença estigmatizada. Para a gente pensar na outra visão, na outra imagem do negro, é preciso que a gente tenha outros regimes de visibilidade e de representação. Daí a importância da gente ter uma mídia, uma imprensa geral, como modo importante de visibilidade”. Rosane é autora e organizadora de diversos livros sobre o tema.

Grande parte do público foi formada por servidoras estaduais negras. O evento teve a intenção de orientar as participantes para o enfrentamento e a correção do racismo nas instituições. “Hoje se naturalizou a ideia de que não existe racismo, o que não corresponde aos fatos. Nós precisamos desnudar isso, tornar mais visível para que esta cultura seja ultrapassada em nosso país”, afirmou a secretária da SPM, Julieta Palmeiras.

Dentro da estratégia de ação “Respeita as Mina”, que combate a violência contra a mulher, foi criada para o mês de julho, em virtude do dia da mulher afro-latino-americana e caribenha na Bahia, a campanha “Respeita as Pretas”. “É preciso mesmo respeitar as pretas porque são mulheres que estão no cotidiano lutando com atitude, mulheres guerreiras, ganhando espaço e provando que estão aqui para ficar porque são a maioria da população”, completou a secretária.

A iniciativa reforça o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Governo do Estado. “Através do nosso Estatuto e do sistema que ele propiciou, que é o diferenciamento através dos 10% do Fundo de Combate à Pobreza para financiar as Políticas de Promoção de Igualdade Racial, podemos avançar no combate do racismo institucional; bem como a participação de 30% de cotas destinadas à população negra como forma de corrigir a presença de negros e negras também em posição de tomadas de decisão”, explica a secretária da Sepromi, Fábya Reis.

SEC publica portaria de curso que garante avanço na carreira de educadores

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (15), a Portaria n° 1.096 que institui o curso...

PROPRIETÁRIO, MULHER E CLIENTE: Três pessoas baleadas dentro de barbearia em Campinas de Pirajá

Na tarde de sábado (16), uma barbearia localizada no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador, foi alvo de uma tentativa de homicídio que...
Fundação Jose Silveira

SEC publica portaria de curso que garante avanço na carreira de educadores

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (15), a Portaria n°...

SEC publica portaria de curso que garante avanço na carreira de educadores

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (15), a Portaria n°...

PROPRIETÁRIO, MULHER E CLIENTE: Três pessoas baleadas dentro de barbearia em Campinas de Pirajá

Na tarde de sábado (16), uma barbearia localizada no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador, foi alvo de...

1ª edição do Viver Salvador ocupa Comércio neste domingo (17) com atividades culturais para a família

A 1ª edição do Programa Viver Salvador vai aquecer o bairro do Comércio neste domingo (17), quando o trecho...

VILA RANGEL: PM apreende grande quantidade de drogas no Alto de Ondina

Na tarde deste sábado (16), por volta das 14h15, policiais militares da Bahia realizaram a apreensão de entorpecentes na...