Salvador vai ser sede do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Baía de Todos os Santos

Iniciativa é a segunda experiência no país e é fruto de uma articulação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Mandato Popular das Águas da vereadora Eliete Paraguassu, o Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP), UFBA e comunidades tradicionais.

O Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Baía de Todos os Santos (OTSS-BTS) começa a ser estruturado na capital baiana. O passo inicial para implementação do projeto foi dado na noite da última segunda-feira (24), no Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da UFBA, com um encontro entre movimentos sociais organizados da sociedade civil e comunidades tradicionais, pesquisadores(as), professores(es), representantes de instituições de ciência e tecnologia e de órgãos públicos que vivem na Baía de Todos os Santos.

A iniciativa de implementação do OTTS-BTS em Salvador é uma articulação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Mandato Popular das Águas da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), o Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP), o Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT/UFBA) e comunidades tradicionais, dentre elas as comunidades quilombolas de Ilha de Maré. O observatório tem o objetivo de ser um espaço tecnopolítico de geração e troca de conhecimentos, com a atuação das comunidades tradicionais, pesquisadores (as) populares e da academia para o desenvolvimento de estratégias que promovam sustentabilidade, saúde e direitos para o bem viver dessas comunidades em seus territórios.

- Salvador vai ser sede do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Baía de Todos os Santos
Foto: Josefh Macedo / divulgação

“Esse observatório é um sonho antigo das comunidades tradicionais da Baía de Todos os Santos para que tenhamos mais uma ferramenta na garantia de que os territórios sejam livres, saudáveis e sustentáveis”, destaca Eliete Paraguassu, primeira quilombola vereadora de Salvador. A iniciativa de um espaço para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável dos territórios de comunidades tradicionais surgiu na região sudeste do país, com o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS).

“A experiência da Fiocruz com o Fórum de Comunidades Tradicionais do Rio de Janeiro e São Paulo, que reúne caiçaras, indígenas e quilombolas, tem tido um relativo sucesso na defesa dos modos de vida dos povos e comunidades tradicionais. É uma aliança importante do conhecimento científico com o conhecimento tradicional, para que esses dois saberes juntos e potentes possam propor soluções de conservação da biodiversidade, de garantia dos modos de vida tradicionais e dos direitos das pessoas contra os grandes empreendimentos que ameaçam todas essas dimensões”, ressalta Edmundo Gallo, pesquisador da Fiocruz e coordenador geral da OTTS de Bocaina, que participou do encontro em Salvador.

As atividades envolvendo o encontro contou também com a realização de um “Toxitour” pela Baía de Todos os Santos, com a presença de pesquisadores(as), professores(as) e representantes de organizações governamentais e não governamentais. Através da ferramenta de denúncia das comunidades, o grupo conheceu os locais onde ocorre uma grande degradação ambiental em consequência da instalação e atuação de grandes empresas que cercam a Baía, e que ocasionam a contaminação dos territórios por metais pesados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), decorrentes da extração do petróleo.

“Esperamos que o observatório seja uma grande ferramenta para o enfrentamento do processo sistêmico de contaminação na Baía de Todos os Santos e contribua com as pesquisas que a academia vem produzindo ao longo dos anos, além de fortalecer a luta histórica das comunidades contra os impactos do racismo ambiental”, disse Marcos Brandão, educador popular integrante do Conselho Pastoral das Pescadoras e Pescadores (CPP). O encontro para estruturação do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Baía de Todos os Santos (OTSS-BTS) terminou com o desafio para um grupo de trabalho formatar a operacionalidade do projeto e a expectativa é de que o OTSS seja implementado até o final de 2025.

Jornada Maré de Março – O encontro integra a Jornada Maré de Março, ação do mandato da vereadora quilombola, pescadora e marisqueira Eliete Paraguassu (PSOL), que promove uma série de atividades com foco na valorização das comunidades que vivem da pesca, da mariscagem e da preservação dos ecossistemas aquáticos em Salvador. “A jornada é um tributo à relação ancestral dessas populações com o mar e seus saberes tradicionais, destacando a importância das águas para a sobrevivência e a identidade cultural das comunidades”, completa a vereadora.

PM apreende farta quantidade de munições, carregadores e drogas em Eunápolis

Policiais militares da 7ª CIPM apreenderam farta quantidade de munições, carregadores e drogas no bairro Urbis I, nas imediações da BR 101, no município...

Armas são apreendidas em cumprimento de mandado no Recôncavo Sul da Bahia

Duas armas de fogo foram apreendidas na madrugada deste sábado (17), durante ação conjunta para cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma...
Pefeitura Municipal de Salvador

PM apreende farta quantidade de munições, carregadores e drogas em Eunápolis

Policiais militares da 7ª CIPM apreenderam farta quantidade de munições, carregadores e drogas no bairro Urbis I, nas imediações...
Fundação Jose Silveira

Uesb abre seleção para professor de Pedagogia e Psicologia

De 20 a 27 de maio, estarão abertas as inscrições para seleção pública de professor substituto na Uesb. Conforme...

Moraes abre audiência de depoimentos sobre trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu há pouco a audiência de depoimentos das testemunhas...

Santo Amaro realiza caminhada da campanha Faça Bonito com participação de alunos da rede municipal

Na manhã desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Santo Amaro promoveu mais uma ação da campanha nacional Faça Bonito,...

TENTOU FUGIR: Polícia prende homem por assassinato em oficina em Xique-Xique

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã desta segunda-feira (19), um mandado de prisão preventiva contra um homem...