Com equipamentos testados e estrutura pronta, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Economia Solidária do Litoral Norte e Agreste Baiano (COOPAMA), localizada na zona rural de Alagoinhas, vive um novo momento. Nesta semana, cooperados e cooperadas participaram de uma capacitação promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Sebrae, que marcou uma etapa essencial para o início das atividades da agroindústria de beneficiamento da mandioca.
O foco da formação foi garantir que agricultores e agricultoras familiares envolvidos conhecessem o fluxo de produção, as normas de segurança e sanitárias e o funcionamento dos equipamentos adquiridos. A meta é clara: produzir uma farinha de alta qualidade, de forma eficiente e dentro dos padrões exigidos pela vigilância sanitária.
Para Janete Nascimento, presidente da Coopama, a capacitação representa um ‘divisor de águas’. “Aprender as boas práticas do manejo da farinha e da fécula foi um curso de grande valia, pois agora podemos dar início ao nosso trabalho de produção e comercialização com um produto de qualidade. Aqui, temos mulheres, homens e jovens prontos para fazer essa agroindústria acontecer”.
A capacitação, realizada com metodologia prática e voltada para a realidade local, também impactou os mais jovens da cooperativa. Breno Jean, um dos participantes, destacou a transformação na sua perspectiva. “Foi uma nova experiência. Essa capacitação mudou a forma de ver a agricultura. Agora entendo que dá pra gerar renda, aumentar a produção e ter mais oportunidades no mercado”.
A Coopama integra a rede de cooperativas apoiadas pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A agroindústria e os investimentos em capacitação fortalecem a agricultura familiar e abrem novos caminhos de valorização e autonomia para as comunidades do campo.