Um comerciante de 79 anos foi preso em flagrante na manhã de segunda-feira (19/05), no município de Planalto, no sudoeste baiano, após policiais civis da Delegacia Territorial local descobrirem uma rinha de galo funcionando nos fundos de um bar no centro da cidade.
De acordo com a Polícia Civil, a operação aconteceu após uma denúncia anônima. No local, os agentes encontraram diversos galos feridos e mantidos em viveiros improvisados, com sinais de maus-tratos e lesões provocadas por brigas. Também foram apreendidos medicamentos utilizados para estimular os animais, uma serra usada para amputação de esporas, além de troféus e medalhas de torneios clandestinos.
Durante a revista, os policiais localizaram ainda um revólver calibre .38 com cinco munições, escondido no estabelecimento.
O idoso foi autuado por maus-tratos a animais e posse irregular de arma de fogo. Ele segue custodiado à disposição da Justiça. Os galos resgatados foram encaminhados a órgãos ambientais para os devidos cuidados.