Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA/PS) apreenderam, na tarde desta segunda-feira (19), cerca de 450 quilos de lagosta vermelha (espécie Panulirus argus) durante uma fiscalização ambiental no município de Ilhéus, no sul da Bahia.
A operação foi deflagrada após a guarnição receber informações sobre a chegada de uma embarcação ao porto da cidade, descarregando pescados supostamente provenientes de atividade ilegal. No local indicado, os policiais encontraram uma caminhonete GM S-10 carregada com lagostas, a maioria já morta. A embarcação responsável pela descarga havia deixado o porto antes da chegada da equipe.
Durante a abordagem, o condutor do veículo não apresentou qualquer documentação que comprovasse a origem e legalidade da carga, que estava em desacordo com a Portaria Interministerial MPA/MMA nº 31/2025, norma que regulamenta a captura, transporte e comercialização da lagosta no país.
Diante das irregularidades, os policiais deram voz de prisão em flagrante ao motorista, com base nos artigos 34 e 25 da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A carga foi apreendida e o acusado encaminhado à Delegacia de Crimes Ambientais, onde foi autuado pela Polícia Civil e por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).