A época mais esperada no Nordeste está chegando e a Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa) antecipou a Feira de São João. O evento, que começou nesta sexta-feira (23) e acontece no entorno do antigo frigorífico, tornou-se tradição, sendo realizado anualmente. A movimentação econômica dos produtos juninos já começou e o rei da feira é o milho verde, que já apresenta destaque nas vendas em 2025, com forte expectativa de crescimento nas próximas semanas. De janeiro a maio, já foram comercializadas mais de 1.000 toneladas de milho.
O milho verde, que tradicionalmente dispara em vendas em junho, se mantém como o produto junino mais procurado, essencial nas festas de São João em toda a Bahia. A produção baiana representa 32% do milho comercializado na Ceasa, com destaque para o município de Irecê.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), órgão responsável pelo equipamento, a meta é atender a alta procura por estes produtos, principalmente de milho e amendoim, com melhor ordenamento do espaço, facilitando o escoamento das mercadorias e otimizando a comercialização para os clientes e permissionários.
“Mais um ano em que a Ceasa e os permissionários não medem esforços em manter o equipamento como referência na comercialização de hortifrutigranjeiros, sobretudo, os mais procurados durante os meses de maio e junho, que são o milho, o amendoim e a laranja. A Feira de São João vai além da tradição: é manutenção da cultura junina, movimentação econômica, abastecimento da capital e geração de renda”, destacou o secretário da SDE, Angelo Almeida.
O amendoim, que também é muito consumido neste período, mantém a sua importância nas festas juninas. A produção é majoritariamente baiana: 76% do amendoim comercializado na Ceasa vem do estado, especialmente dos municípios de Rio Real e Santo Antônio de Jesus, responsáveis por mais de 65% da produção estadual. Este ano, já foram comercializadas 76 toneladas de amendoim.
Grande parte da produção é de agricultura familiar baiana, que desempenha papel fundamental no abastecimento da Ceasa e na preservação das tradições juninas. Agricultores familiares de municípios como Irecê, Rio Real e Santo Antônio de Jesus garantem o fornecimento de produtos frescos e típicos, fortalecendo a economia local, promovendo o desenvolvimento rural e preservando a cultura nordestina.
Horário de funcionamento da Feira de São João
A Feira de São João acontece no horário de funcionamento da Ceasa, com maior volume às segundas, quartas e sextas-feiras, quando o local abre às 4 horas e encerra às 17 horas. Nas terças, quintas e sábados, a abertura dos portões é às 5 horas, com encerramento às 17h na terça e quinta e às 13h no sábado. A Ceasa não funciona aos domingos.