Mais do que uma conquista individual, uma vitória coletiva. É assim que o jovem David Lohan da Silva Ramalho, de 19 anos, define a aprovação no curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no campus de Crateús, a mais de 400 quilômetros de sua cidade natal, Mauriti, no Cariri cearense.
Filho de um pedreiro e de uma aposentada, David viralizou nas redes sociais após publicar o emocionante vídeo do momento em que descobriu que havia sido aprovado no vestibular. Com lágrimas nos olhos e a voz embargada, o estudante expressou o peso simbólico de sua vitória: ser o primeiro médico da família.
Formado na Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, David se dedicou intensamente aos estudos desde 2024, concentrando todos os esforços no vestibular da UECE, com o qual se identificou desde o início. Com o apoio da família e o auxílio de uma bolsa em um cursinho preparatório, enfrentou as dificuldades típicas de quem vem de uma realidade marcada por desafios econômicos.
“Por trás da minha conquista tem uma família inteira que sonhou junto comigo. Cada passo que eu dei foi impulsionado por amor, incentivo e pela fé deles em mim”, relatou emocionado.
Motivado pelo desejo de transformar sua realidade e retribuir àqueles que sempre acreditaram em seu potencial, David destacou que cada dia de estudo foi um ato de gratidão e resistência.
“Esse título não é só meu, é nosso”, completou.
Agora, com o sonho se tornando realidade, David se prepara para deixar a cidade natal, levando consigo não só a bagagem dos estudos, mas também a esperança de toda uma família e comunidade que vibram com sua conquista.