A mãe da cantora Marília Mendonça, Dona Ruth, está no centro de uma polêmica após ser acusada de exigir metade do valor do seguro de vida das outras vítimas do acidente aéreo que matou a filha em 5 de novembro de 2021. A revelação foi feita pelo jornalista Ricardo Feltrin em seu canal no YouTube, nesta semana, e causou grande repercussão nas redes sociais.
Segundo Feltrin, no dia seguinte à tragédia — antes mesmo do sepultamento da artista — Dona Ruth teria entrado em contato com a empresa responsável pela aeronave para levantar informações sobre os seguros de vida dos ocupantes. No voo estavam, além de Marília, o produtor Henrique Ribeiro (Henrique Bahia), o assessor e tio Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Medeiros e o co-piloto Tarciso Viana. Todos morreram no acidente em Caratinga (MG).
De acordo com o jornalista, cada passageiro estava segurado em 200 mil dólares, totalizando 1 milhão de dólares. Ruth teria então reunido os familiares dos demais mortos e exigido 50% do valor referente a cada seguro, sob o argumento de que a vida de Marília valeria mais que as demais. A exigência teria sido acatada por unanimidade, segundo Feltrin, por medo de um processo judicial.
“Ela desvalorizou a vida das outras pessoas. Nenhuma vida é mais importante que outra”, disse o jornalista, afirmando que a apuração foi feita ao longo de quatro dias, com base em conversas com familiares das vítimas.
O pai do produtor Henrique Bahia compartilhou o vídeo e comemorou a divulgação: “A matéria que esperávamos há anos”.
Cirurgias, leilões e disputa por herança
A reportagem ainda apontou que, apenas dez dias após a tragédia, Dona Ruth teria realizado procedimentos estéticos de alto custo, compartilhando o resultado nas redes sociais com a legenda “divando”. Três meses depois, ela teria iniciado negociações para vender os direitos autorais de Marília à gravadora Som Livre. Também chamou atenção o leilão de um dos violões mais emblemáticos da artista, promovido por ela recentemente. “Tudo que ela deixou é meu”, teria declarado.
O patrimônio deixado por Marília Mendonça é estimado em cerca de R$ 500 milhões. O único herdeiro natural é o filho da cantora, Léo Mendonça, que ainda é menor de idade. A gestão dos bens está sob responsabilidade de seu tutor legal. Inicialmente, Dona Ruth detinha essa função, mas perdeu a tutela para o cantor Murilo Huff, pai do garoto, por decisão da Justiça.