Após 18 anos afastado de suas atividades, o soldado Adalberto Francisco Leite foi reintegrado a Polícia Militar da Bahia, no último dia 13 de novembro de 2017, após publicação no Boletim Geral Ostensivo (BGO) da Corporação. O “praça velho” está lotado no Comando do Policiamento Regional Norte(CPRN), na cidade de Paulo Afonso, onde reside.
Adalberto teria sido excluído porque esteve em uma festa com outros quatro colegas. Na época, o comandante da PM era o coronel Souza Filho. Adalberto trabalhava na divisa da Bahia com Pernambuco. A ação judicial teve início em 1999 na Vara de Auditoria Militar, em Salvador.
Em sua justificativa para a decisão, ainda no ano de 2012, o desembargador Augusto de Lima Bispo anula “o ato administrativo que resultou na demissão do apelado da Corporação Militar do Estado da Bahia, por restar comprovado a afronta aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, inclusive a inexistência do regular e imprescindível processo disciplinar administrativo contra o servidor público concursado”.
O soldado ainda aguarda a ação de execução para o recebimento dos valores dos vencimentos e vantagens vencidas. O Informe Baiano tentou contato com AJUPM (Centro de Apoio aos Policiais Militares Associados), responsável pela ação judicial, mas não obteve êxito.]]>