Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Defesa entra com novo recurso no STF para que ex-presidente Lula deixe a prisão

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou há pouco com novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro. No recurso, os advogados pedem que Lula aguarde em liberdade o fim dos recursos da condenação na ação penal do tríplex do Guarujá (SP).

Lula está preso desde o último sábado (7), na sede da Polícia Federal em Curitiba. Ele cumpre penade 12 anos e um mês de prisão, a que foi condenado pelo Tribunal Federal de Recursos da 4ª Regão (TRF4), por corrupção e lavagem de dinheiro. Este é o segundo recurso que a defesa do ex-presidente apresenta à Corte desde que Lula teve a prisão decretada, no dia 5 de abril.

No recurso, o advogado Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF, sustenta que a decisão do TRF4 que autorizou o juiz Sérgio Moro a decretar a prisão de Lula é ilegal. Para Pertence, o tribunal extrapolou o que foi decidido na Corte quando do julgamento das ações que permitiram a prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

O ex-ministro do STF argumenta que o fim dos recursos na segunda instância só ocorre com a chegada dos recursos especial e extraordinário ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao STF. O ex-presidente Lula só poderia ter a pena executada após a admissão dos recursos especial e extraordinário para os dois tribunais.

“Enquanto o STF afirmou que, exaurida a jurisdição ordinária, a prisão em segunda instância é uma possibilidade que não compromete o princípio da presunção de inocência, o ato reclamado decidiu que, havendo acórdão condenatório, o cumprimento de pena deve ter início, sem outras considerações”, diz a defesa.

Fim da segunda instância

A defesa do ex-presidente defendeu que o fim dos recursos na segunda instância da Justiça só termina após a decisão que admitir a remessa do recurso especial ao STJ. Dessa forma, pelo entendimento dos advogados, Lula não poderia ter sido preso por determinação de Sérgio Moro após a decisão do TRF4 que rejeitou os primeiros embargos contra a condenação.

De acordo com o advogado Pertence, até que o recurso especial contra a condenação seja remetido ao STJ a condenação não pode ser executada.

“Quando se encerra a jurisdição ordinária? Ora, quando a decisão sobre a causa não estiver sob a jurisdição ordinária: ou seja, quando ela transitar em julgado, ou, havendo recurso especial ou extraordinário admitidos ou inadmitidos – nesta hipótese, em agravo, quando eles forem remetidos às Cortes Superiores”.

O novo recurso será encaminhado ao ministro Edson Fachin, que negou o mesmo pedido anteriormente. Se a decisão for mantida, o caso deverá ser julgado pela Segunda Turma ou pelo plenário.

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisam atividades

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29/04). O protesto segue até terça-feira (30/04), conforme decisão tomada em...

MORTE NO DEPÓSITO: jovem ainda tentou fugir dos assassinos em Feira de Santana

Um jovem de 19 anos identificado como Cláudio Falcão Brito Júnior foi assassinado em Feira de Santana, no domingo (28/04). A ocorrência foi dentro...

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisam atividades

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29/04). O protesto segue até terça-feira...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisam atividades

Professores da Rede Estadual de Feira de Santana paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29/04). O protesto segue até terça-feira...

MORTE NO DEPÓSITO: jovem ainda tentou fugir dos assassinos em Feira de Santana

Um jovem de 19 anos identificado como Cláudio Falcão Brito Júnior foi assassinado em Feira de Santana, no domingo...

CINCO FERIDOS! Motorista perde controle de carro e atinge bombas de posto de combustível em Salvador

Um acidente no bairro da Boca do Rio, em Salvador, na madrugada desta segunda-feira (29), deixou cinco pessoas feridas....

TIROS! Bandidos do CV invadem hospital em Brumado para concluir assassinato

Dois criminosos invadiram o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, na cidade de Brumado, e executaram um paciente, na manhã...