Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Você sabe o que um mesário pode fazer? Tire suas dúvidas

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cerca de 1,9 milhão de eleitores deverão atuar como mesários nas eleições deste ano. Cabe ao mesário garantir o funcionamento das seções eleitorais -antes, durante e logo depois da votação.

Muitos têm dúvidas sobre como são escolhidos os mesários -que podem ser voluntários ou convocados pela Justiça Eleitoral- e a respeito do que acontece em caso de impedimento para assumir a função.

Veja abaixo algumas das principais dúvidas e suas respostas:

Qual o critério para escolha dos mesários?

Os mesários são nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral -com prioridade para os voluntários, eleitores com ensino superior completo e servidores do Judiciário. E caso não haja número suficiente, os professores das instituições de ensino que acolhem as seções também são chamados.

O mesário voluntário possui menos obrigações que o mesário convocado?

Não. Após a convocação, ambos possuem os mesmos direitos, deveres e obrigações.

Quais os benefícios dos mesários?

Os eleitores que atuam como mesários têm direito a dois dias de folga para cada um a serviço da Justiça Eleitoral ou em treinamento para a função -em caso de segundo turno, essa soma pode chegar a seis dias de folgas.

Os mesários ganham ainda vantagem em concursos públicos com editais que preveem a participação em eleições como critério de desempate. Também é concedido um auxílio-alimentação de R$ 35 no dia da votação.

Em alguns convênios celebrados com o TSE e instituições de ensino superior há ainda a concessão de horas de crédito em algumas disciplinas.

Como o mesário pode utilizar as folgas?

A forma como o mesário vai utilizar as folgas deve ser combinada diretamente com o empregador, seja do setor público ou privado. Em caso de falta de acordo entre as partes, uma delas deve solicitar a intervenção do Cartório Eleitoral para resolver a questão.

Caso convocado e não deseje ser mesário, o que deve ser feito?

Após o recebimento da convocação há um prazo máximo de cinco dias para alegar as razões de impedimento. Para solicitar a dispensa dos trabalhos eleitorais é preciso encaminhar um requerimento ao juiz da sua Zona Eleitoral, juntamente com a comprovação da impossibilidade de trabalhar.

O eleitor convocado para ser mesário pode indicar outra pessoa para seu lugar?

Não. O TSE informa que a convocação é pessoal e intransferível -e a ausência injustificada deixa o mesário sujeito a punição.

O que acontece se o mesário faltar à eleição, por qualquer motivo?

O mesário tem um prazo máximo de 30 dias, a contar do dia das eleições, para justificar-se perante o Cartório Eleitoral. Não justificar a ausência constitui crime de desobediência e deixa o mesário sujeito a processo e multa arbitrada pelo Juiz Eleitoral.

Após a primeira convocação, quantas vezes mais o mesário será convocado?

Não existe uma regra predefinida. Tudo depende da necessidade de cada Cartório Eleitoral.

Caso queira, o eleitor pode trabalhar como mesário indefinidamente. Também é possível pedir dispensa da função de mesário e voltar a se inscrever no futuro.

Após trabalhar em uma eleição, o mesário pode pedir dispensa da seguinte?

O pedido pode ser feito junto ao Cartório Eleitoral, no período entre uma eleição e outra. No entanto, ele precisa ser feito antes de receber uma nova convocação.

Quem está impedido de atuar como mesário?

Estão impedidos os eleitores que são candidatos e seus parentes até segundo grau, integrantes de diretórios de partidos políticos que exerçam função administrativa, autoridades e agentes policiais de segurança ou carcerários, funcionários comissionados do Executivo, eleitores vinculados ao serviço eleitoral e menores de 18 anos.

O TSE conta ainda com o aplicativo Mesário, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. A ferramenta funciona como um manual de bolso do mesário e disponibiliza informações complementares ao treinamento.

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de retirar celulares e drogas das...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita para a população em situação...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...
Fundação Jose Silveira

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita...

Adeus, José Santa Cruz! Dublador de Dino da Silva Sauro morre aos 95 anos

O mundo do entretenimento perdeu, nesta sexta-feira (26/04), José Santa Cruz, um dos mais renomados dubladores brasileiros, que faleceu...

MP fiscaliza universidade que oferece curso de pilotagem sem parte prática

unta ontem, dia 25, no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), acompanhando alunos do curso técnico de pilotagem profissional,...