Ocorrências na Gamboa: órgãos municipais e federais traçam ações para amenizar danos

O deslizamento de terra, ocorrido no última segunda (07/07) e que destruiu imóveis na Gamboa de Baixo, seguido do aparecimento de um cratera, que se formou na localidade em decorrência da ação no mar junto ao muro da fortificação tombada “São Paulo da Gamboa”, foram discutidos em reunião realizada na sede da Superintendência do Patrimônio da União – SPU/BA, no Comércio.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, informou que de imediato foi providenciado o isolamento da área e a demolição dos imóveis ameaçados, acrescentando que a ocorrência se deu devido a infiltração no terreno. Os moradores foram notificados para a evacuar as áreas críticas.

O diretor do Iphan, Bruno Tavares, informou que “o órgão promoverá esforços objetivando a obtenção de recursos para a realocação das famílias que habitam o local, juntamente com a SPU/BA”.
O superintendente do SPU, Salomão de Santana, afirmou que “dará todo apoio dentro das suas atribuições”.

A presidente da FMLF, Tânia Scofield, informou que buscou a SPU/BA para a cessão da área da Gamboa para a Prefeitura de Salvador. “A prefeitura tinha o interesse de fazer a regularização fundiária”. Foi feita consulta ao Ministério das Cidades que alegou não possuir recursos.

O diretor de Obras da Sucop, José Monteiro, afirmou que uma equipe técnica foi enviada ao local e que procederá o estudo destinado as ações necessárias à solução do problema, instalando barreira física na área da fuga de material.

Os órgãos

Participaram da reunião o superintendente da SPU/BA, Salomão José de Santana, o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, o coordenador de Contingências da Codesal, Francisco Costa Júnior, o diretor de obras da Sucop, José Monteiro, o coordenador do PAC Cidades Históricas da PMS, Mário Vitor Bastos, o gerente de obras de proteção de encostas da Sucop, Giovanni Archanjo dos Santos, a presidente da Fundação Mario Leal Ferreira, Tânia Scofield, o diretor do Iphan, Bruno Tavares, a coordenadora Fernanda Cardoso, o analista de infraestrutura, Antônio Sá Barreto Filho, o assessor jurídico, José Gomes Filho, pela SPU/BA, entre outros.

Ultimas Noticias

Remédio para cólica menstrual tem efeito para tratar esquistossomose

Um remédio amplamente utilizado para cólicas menstruais – o ácido mefenâmico (nome comercial Ponstan) – pode ser eficiente para o tratamento da esquistossomose. A...

Ação da PM no Bom Juá flagra jovem com réplica de...

Policiais militares da Operação Gêmeos prenderam um rapaz armado com uma réplica de pistola em um ponto de ônibus, situado na localidade da Jaqueira...

Mesmo na crise, cirurgia plástica aumenta 25,2%

Mesmo com a crise econômica, a quantidade de cirurgias plásticas com fins estéticos cresce no Brasil. Foi realizado no ano passado 1,7 milhão de...

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 24 milhões

O Concurso nº 2.180 da Mega-Sena sorteia hoje (17) prêmio principal estimado em R$ 24 milhões para quem acertar as seis dezenas. Os números...
Publicidade