Ocorrências na Gamboa: órgãos municipais e federais traçam ações para amenizar danos

O deslizamento de terra, ocorrido no última segunda (07/07) e que destruiu imóveis na Gamboa de Baixo, seguido do aparecimento de um cratera, que se formou na localidade em decorrência da ação no mar junto ao muro da fortificação tombada “São Paulo da Gamboa”, foram discutidos em reunião realizada na sede da Superintendência do Patrimônio da União – SPU/BA, no Comércio.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, informou que de imediato foi providenciado o isolamento da área e a demolição dos imóveis ameaçados, acrescentando que a ocorrência se deu devido a infiltração no terreno. Os moradores foram notificados para a evacuar as áreas críticas.

O diretor do Iphan, Bruno Tavares, informou que “o órgão promoverá esforços objetivando a obtenção de recursos para a realocação das famílias que habitam o local, juntamente com a SPU/BA”.
O superintendente do SPU, Salomão de Santana, afirmou que “dará todo apoio dentro das suas atribuições”.

A presidente da FMLF, Tânia Scofield, informou que buscou a SPU/BA para a cessão da área da Gamboa para a Prefeitura de Salvador. “A prefeitura tinha o interesse de fazer a regularização fundiária”. Foi feita consulta ao Ministério das Cidades que alegou não possuir recursos.

O diretor de Obras da Sucop, José Monteiro, afirmou que uma equipe técnica foi enviada ao local e que procederá o estudo destinado as ações necessárias à solução do problema, instalando barreira física na área da fuga de material.

Os órgãos

Participaram da reunião o superintendente da SPU/BA, Salomão José de Santana, o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, o coordenador de Contingências da Codesal, Francisco Costa Júnior, o diretor de obras da Sucop, José Monteiro, o coordenador do PAC Cidades Históricas da PMS, Mário Vitor Bastos, o gerente de obras de proteção de encostas da Sucop, Giovanni Archanjo dos Santos, a presidente da Fundação Mario Leal Ferreira, Tânia Scofield, o diretor do Iphan, Bruno Tavares, a coordenadora Fernanda Cardoso, o analista de infraestrutura, Antônio Sá Barreto Filho, o assessor jurídico, José Gomes Filho, pela SPU/BA, entre outros.

Ultimas Noticias

Colégio concede 15% de desconto para servidores estaduais

O Colégio Nossa Senhora da Luz, parceiro do Clube de Desconto, está com matrículas abertas para 2020. A instituição concede 15% de abatimento a...

Usuários do metrô são surpreendidos com presença do Papai Noel

Os usuários do metrô foram surpreendidos pela presença do Papai Noel na tarde desta segunda-feira (9). A ação faz parte do 'Vem pra Cá',...

Mundial de handebol: Seleção feminina termina na 17ª posição

A seleção brasileira feminina de handebol encerrou, nesta segunda (9), sua participação no Mundial da modalidade com uma vitória de 22 a 18 sobre...

Saúde sem Fronteiras chega à região de Itaberaba

Municípios de Ruy Barbosa e Utinga, região de Itaberaba, já estão atendendo às mulheres de 50 a 69 anos, dentro da estratégia Saúde sem...
Publicidade