Começam inscrições para exame que certifica português como 2ª língua

Começa hoje (5), e termina no dia 18 de agosto, o prazo de inscrições para o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira, reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro – o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

As inscrições devem ser feitas na internet, no endereço celpebras.inep.gov.br/inscricao.

Destinado a estrangeiros que querem o português como segunda língua, o exame é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o edital, os testes serão aplicados entre 16 e 18 de outubro, em “Postos Aplicadores”, como instituições de ensino superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais e outras instituições interessadas na promoção e difusão da língua portuguesa.

O exame é constituído de parte escrita, que inclui uma produção escrita em língua portuguesa; e parte oral, para avaliar o desempenho na compreensão e produções orais em língua portuguesa, informa o portal do Inep.

O Celpe-Bras certifica quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, nas partes escrita e oral, pelo menos o nível intermediário. Quem obtiver pontuação entre 0 e 1,99 não será certificado.

Candidatos cuja pontuação fique entre 2 e 2,75 receberão certificado de nível intermediário. Pontuações entre 2,76 e 3,50 resultarão em certificado de nível intermediário superior. Já os candidatos com pontuação entre 3,51 e 4,25 obterão certificado de nível avançado, e com pontuação entre 4,26 e 5 receberão certificado de nível avançado superior.

Ultimas Noticias

Rui autoriza ampliação do metrô até Cajazeiras/Águas Claras

Foto: Carol GarciaO metrô de Salvador vai chegar ao bairro de Cajazeiras, passando por Águas Claras, na região onde será construída a nova rodoviária....

Bruno Reis diz que resultado da pesquisa é “reconhecimento da população...

Ao Informe Baiano, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), comentou a pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data e divulgada nesta segunda-feira...

Sobre pesquisa em Salvador, Geraldo Júnior lembra que é o pré-candidato...

"Até então não disse que era candidato ou pré-candidato a prefeito de Salvador”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, que...

Bahia terá mais de 14 mil voos para atender demanda turística...

Com a chegada da alta estação, a oferta de voos para a Bahia aumenta significativamente, para atender os muitos turistas que procuram os destinos...
Publicidade