Capoeira da Bahia será homenageada na Assembleia Legislativa

A Capoeira será homenageada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na próxima segunda-feira (19), às 9h, com a Sessão Especial pelo Dia do Capoeirista, data comemorada no último dia 3 de agosto.

A proposta do líder do Governo na Casa da Leis, deputado Rosemberg Pinto (PT), visa valorizar a história e a contribuição cultural que a capoeira e seus praticantes oferecem à Bahia e ao Brasil.

“Esta homenagem é uma singela retribuição ao nosso povo negro que criou a capoeira nas senzalas e quilombos, resistiu a perseguição dos colonizadores, capitães do mato e do Estado e viraram o jogo para se tornarem sinônimo da Bahia com os ensinamentos de Pastinha e Bimba. Um dos mais importantes bens culturais baianos, presente nas ruas, academias, escolas e festas populares como atração turística”, celebrou o parlamentar petista.

História

Arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música; a Capoeira é brasileira e foi criada pelos africanos escravizados, a partir do século 16, para proteção contra a violência dos colonizadores.

Proibidos de lutarem, disfarçavam-na com os ritmos e movimentos das suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Daí justifica-se a originalidade e beleza dos movimentos que são sempre acompanhados de música.

Ilegal e passível de detenção até o ano de 1930, a Capoeira resistiu e recebeu, em 2008, o reconhecimento do estado brasileiro de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial e, em 2014, tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e possui adeptos em mais de 160 países.

Os baianos e mestres de capoeira Pastinha (5/04/1889 – 13/11/1981) e Bimba (23/11/1899 – 5/02/1974) são os criadores de dois estilos de capoeira mais conhecidos: a Angola e a Regional. A primeira é a mais antiga e é caracterizada por ritmo musical lento, golpes mais próximos ao solo e muita malícia e a regional tem a mistura da malícia da angola com o jogo rápido de movimentos.

Ultimas Noticias

Pedidos de refúgio no Brasil podem ser feitos apenas pela internet

O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebe, a partir deste domingo (15), exclusivamente pela internet todos os pedidos de refúgio no Brasil. Os...

Personagens de desenhos e vampiros são parte das fantasias sexuais de...

Uma pesquisa feita pelo psicólogo e sexólogo Justin Lehmiller com 4 mil americanos revelou que 25% deles têm fantasias sexuais com personagens de desenhos animados...

Pesquisadores demonstram beneficios do lítio para idosos com Alzheimer

Pesquisa desenvolvida no Brasil, em colaboração com cientistas estadunidenses, avança no entendimento dos efeitos benéficos do lítio para idosos com Alzheimer, doença que causa...

Vaso sanitário de ouro é roubado durante exposição

A polícia investiga o roubo de uma obra de arte exposta no Palácio Blenheim, em Oxfordshire, na Inglaterra, na madrugada do último sábado (14/09/2019). A peça...
Publicidade