Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dia Mundial da Alimentação é comemorado com Feira Agroecológica em Salvador

Frutas, verduras, legumes e hortaliças fresquinhos, de alta qualidade, produzidos de forma agroecológica, sem utilização de agrotóxicos, disponíveis na Feira Agroecológica da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), marcam, nesta quarta-feira (16), o Dia Mundial da Alimentação. A ação, realizada pelo Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), acontece durante a Jornada de Luta por Soberania Alimentar e Poder Popular.

A iniciativa, que tem o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis, produzidos por agricultores e agricultoras familiares de diversas partes da Bahia, constitui-se ainda como um importante espaço de divulgação e comercialização de produtos processados, a exemplo do cacau em pó, mel, flocão de milho não transgênico, goma para beiju e farinha de mandioca, entre outros produtos da economia solidária como artesanatos diversos.

De acordo com o superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Ademilson da Rocha (Tiziu), as feiras agroecológicas são de fundamental importância para o fortalecimento da agricultura familiar, dos empreendimentos, das associações, das cooperativas e dos grupos que estão produzindo.

“Para os grupos chegarem a participar dessas feiras, passam por um processo de organização e mobilização para estarem apresentando e dando visibilidade a seus produtos. A feira também é um espaço para se relacionarem diretamente com seus consumidores, como também para a as vendas para as redes de supermercados e compras institucionais. Essa feira vem para valorizar os produtos dos agricultores e agricultoras familiares que vêm fortalecendo todo o processo da economia nos municípios, a partir da comercialização, melhorando a renda das famílias”, destacou o superintendente da Suaf.

Sonia Castro, da Associação Comunitária do Brinco (Abrinco), localizada no município de Maragogipe, Território de Identidade Recôncavo Baiano, conta que a associação conta com o apoio do Governo do Estado, por meio de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e dos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), com a construção da agroindústria, equipamentos e apoio à gestão, além da participação em feiras agroecológicas.

“As feiras são importantes para escoar parte dos nossos produtos, e negociar para comercializar a produção nas grandes redes. Hoje nossos produtos já estão em grandes redes como a Mix Bahia, Rede Mix, Novo Mix e Hiper Ideal. Graças a Deus estamos batalhando muito, prosperando a cada dia. Apesar de estarmos ainda caminhando, já estamos modificando o jeito de viver das famílias e de acreditar que realmente dá certo”.

Para Marta Suzin, enfermeira, é importante a realização desse evento na Assembleia Legislativa: “Essa é a oportunidade que nós temos de ter contato diretamente com o produtor e conseguimos utilizar produtos sem agrotóxicos. Os produtos que a gente consome são de excelente qualidade”.

Atualmente, a produção da associação, que é de cerca de 10 toneladas ao mês, é comercializada em diversas feiras agroecológicas e para redes de supermercados como a Mix Bahia, que possui 32 lojas; Hiper Ideal, com 15 lojas; Rede Mix, 10 lojas; e Novo Mix, 15 lojas.

A Abrinco conta com 72 associados, com maioria jovem e idade abaixo de 30 anos, que atuam no cultivo da mandioca, inhame e batata doce e de outros produtos ou na fábrica. A Associação produz e comercializa farinha de mandioca, goma para beiju, massa de aipim para bolo, aipim e inhame embalados a vácuo e resfriados, e aipim, inhame e batata doce in natura. Nas feiras são comercializados ainda outros produtos como hortaliças, legumes, frutas, verduras e mel, produzidos pelos associados.

A Feira Agroecológica da Alba acontece sempre na primeira semana de cada mês, às terças, quartas e quintas-feiras, consecutivamente.

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). A...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...