Passeio ciclístico fará abertura do Fuzuê neste sábado (15)

Foto: Bruno Concha

Os foliões ansiosos para aproveitar a folia carnavalesca e que gostam da prática esportiva, em especial do ciclismo, podem aliar as duas paixões participando da 5ª edição do Bike Fuzuê – o abre alas da festa pré-carnavalesca em formato de pedalada. As bicicletas darão partida no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), neste sábado (16), a partir das 14h30.

A ação é uma iniciativa do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), em conjunto com a Prefeitura, que reunirá grupos de pedal e usuários de bicicleta da cidade. O desfile das bikes passará pelo circuito usando a criatividade e o humor. A expectativa é que centenas de pessoas participem da atividade com fantasias criativas e curiosas.

Os ciclistas fantasiados irão concorrer a brindes e participarão do concurso de melhor fantasia Bike Fuzuê 2020. O traje será avaliado por uma comissão julgadora e dentre os prêmios previstos está uma bicicleta. O evento contará ainda com premiação para as duas fantasias/fotos mais curtidas no Facebook e, para este caso, a inscrição deve ser feita através do formulário online https:// bit.ly/ 2OLdPTe.

Para Liana Oliveira, que coordena o projeto, fazer a abertura da folia é uma forma de levantar a pauta da sociedade para o uso de modais de transporte mais sustentáveis. “Aproveitamos para lembrar que existem outros meios de transporte sustentáveis, ativos e que compõe a cidade e o Carnaval. Mostramos de forma lúdica e engraçada que devemos pensar na sustentabilidade. Abrir o pré-carnaval tem uma simbologia muito grande para nós porque demonstra que onde passam marchinhas, minitrios, fanfarras também passam as bicicletas”, explica.

Oliveira lembra também que há a participação de pessoas com deficiência no Bike Fuzuê e que isso torna a festa, além de tudo, inclusiva. No ano anterior foi identificado a presença de surdos e todas as edições contam com pessoas com dificuldades motoras em bicicletas próprias adaptadas.

Roteiro e agito – O Bike Fuzuê terá sua concentração na Praça do Sol, seguindo do Clube Espanhol até o Farol da Barra, assim como todos os desfiles que acontecem durante o projeto Fuzuê, que leva bandinhas e fanfarras para as ruas dos bairros de Ondina até a Barra. Haverá ainda a animação da banda Roda do Som, que tocará na Bike Sustentável – um palco móvel movido a pedaladas e energia solar.

Quem não tiver uma bicicleta própria mas tiver o cadastro no Bike Salvador poderá efetuar o empréstimo de uma bike para fazer o trajeto no local de saída do cortejo. A devolução poderá ser feita no Porto da Barra, ponto final do trajeto.

Diversão completa – O Bike Fuzuê é apenas a primeira atração do sábado. Em seguida haverá opções para agradar todos os públicos. Vão desfilar os mais diversos tipos de manifestações culturais a exemplo da Oficina de Frevos e Dobrados, Pierrot Tradição de Plataforma, Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, Fanfarra BBG, Banda Big Show, Caretas de Cairu, Fuzuê Junino, Gravata Doida, Grupo Cultural Bambolê, Banda Show Laroyê e os Cangaceiros de Ipitanga.

Já no domingo (16), em mais uma edição do Furdunço, o público poderá conferir o som da BaianaSystem, Quabales, Val Macambira e Mula Ruge, Jay Torres, Luciano Calazans, Taís Nader, Viola de Doze, Armandinho, Araketu e Kart Love, dentre outros.

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...

Homem matou vítimas a facadas e incendiou corpos

Suspeito de praticar dois homicídios, sendo um deles nesta última segunda-feira (10), foi preso na manhã desta sexta-feira (14), por policiais da Delegacia Territorial de Paulo Afonso,...