Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Seminário internacional debaterá fortalecimento das ações do Criança Feliz

Entre os dias 1º, 2 e 3 de dezembro, o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, promove em Brasília (DF) o III Seminário Internacional – A Qualificação das Ações do Programa Criança Feliz e o impacto nas políticas de atendimento à primeira infância: desafios e oportunidades.

O evento contará com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de 12 países do Programa Conjunto Fundo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do Banco Mundial e de fundações ligadas à infância, além de coordenadores estaduais e parceiros do programa Criança Feliz, governadores e secretários estaduais e municipais de Assistência Social.

O objetivo do seminário é propor estratégias estruturais para a promoção do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos, por meio da qualificação das ações do Criança Feliz, levando em consideração os diferentes contextos socioeconômicos, geográficos e culturais. Para isso, o evento contará com diversas mesas temáticas, que serão transmitidas ao vivo pela internet.

“Teremos parceiros nacionais, que executam o programa nos municípios e nos estados, e os parceiros internacionais, que vão compartilhar conosco suas experiências com a execução de políticas públicas voltadas para a primeira infância”, destaca Luciana Siqueira, secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania.

“Teremos parceiros nacionais, que executam o programa nos municípios e nos estados, e os parceiros internacionais, que vão compartilhar conosco suas experiências com a execução de políticas públicas voltadas para a primeira infância”, destaca Luciana Siqueira, secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania

Programação

No primeiro dia, a programação tratará sobre a importância da agenda da primeira infância e o panorama do Criança Feliz no Brasil. Também terão apresentações dos estados de São Paulo e do Pará, demonstrando o papel que exercem como gestores, articuladores e multiplicadores. Já municípios como Esteio (RS), Tocantínia (TO), Sabará (MG), Iguaracy (PE) e Corumbá (MS) farão relatos sobre a experiência com o programa.

Na mesa de trabalho que discutirá as propostas de aprimoramento do programa, serão abordados cinco eixos temáticos: a informatização do Criança Feliz, com o uso da tecnologia no atendimento às famílias; a promoção da parentalidade, do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos nos diferentes modelos de atendimento; a integração do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o Criança Feliz nos diferentes modelos de gestão; o financiamento do programa; e a educação permanente, com a formação por diferentes níveis e módulos.

No segundo dia, uma mesa especial tratará da importância de se investir no desenvolvimento da primeira infância. Para isso, terá a participação de grandes parceiros do Criança Feliz, como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação Bernard Van Leer, a Fundação Lego, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a ONU. Em seguida, serão discutidos os serviços integrados voltados para o desenvolvimento infantil, com apresentação de convidados de países como Chile, Peru, Holanda, Colômbia e Equador. Por fim, na mesa sobre as inovações em entrega de serviço, os convidados serão da Argentina, dos Estados Unidos, da Jamaica, da Guatemala e da Índia.

No terceiro e último dia, será promovida uma plenária com os participantes das mesas de trabalho nacionais e internacionais, com apresentação pela relatoria do que foi discutido.

Criança Feliz

O programa Criança Feliz completou quatro anos em outubro de 2020 e, desde o início das atividades, fez mais de um milhão de visitas. São mais de 898 mil crianças, 881 mil famílias e 202 mil gestantes atendidas em 2.783 municípios de todas as unidades federativas do Brasil.

“A primeira infância é uma fase muito importante em que a criança tem um desenvolvimento muito rápido e uma boa plasticidade cerebral. Então, investir na criança nesse período é uma janela de oportunidade que depois a gente não vai ter mais. A gente precisa entender que, se esse período for de bons estímulos, de saúde e de fortalecimento da parentalidade, a criança vai ser mais saudável, produtiva, ativa e feliz”, reforça a secretária nacional.

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10 viaturas e conseguiram localizar, na...

Simões Filho: Mulheres assistidas pelo CRAM participam de processo seletivo em empresa multinacional

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), firmou uma parceria e mulheres assistidas pelo Centro de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...

Simões Filho: Mulheres assistidas pelo CRAM participam de processo seletivo em empresa multinacional

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), firmou uma parceria e...

“Grande falta de respeito do Governo com o Congresso essa ADI”, diz senador baiano sobre suspensão da desoneração da folha

O senador Angelo Coronel (PSD) criticou, em conversa com o Informe Baiano na noite desta quinta-feira (25/04), a decisão...

Microempreendedor: inscreva-se até 1º de maio no Domicílio Eletrônico Trabalhista

O site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) colocou no ar a nova página do Domicílio Eletrônico Trabalhista...