Marta Rodrigues lembra que Zara é recorrente em crime de racismo

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia da Câmara de Salvador, vereadora Marta Rodrigues, repudiou o caso de racismo, na Loja Zara do Shopping da Bahia, em Salvador, ocorrido na última terça-feira (28/12). Um homem negro, identificado como Luís Fernandes Júnior, foi retirado do banheiro acusado de furtar uma mochila que havia comprado.

A edil disse que vai cobrar uma “punição para mais um caso absurdo de racismo dentro da loja Zara, recorrente neste tipo de crime”.

Loja Zara

“Não tem muito tempo que a Polícia Civil do Ceará, ao investigar um caso de racismo, descobriu um código tenebroso para perseguir pessoas negras ou com “roupas simples” que circulassem dentro da loja naquele estado”, disse Marta.

“Não permitiremos que situações como estas permaneçam e tenham continuidade! Nem em Salvador, capital mais negra do país, nem em qualquer outro lugar deste Brasil, onde mais de 60% da população é composta por pessoas negras e indígenas. Racismo é crime, e isto precisa ser dito a todo tempo! Não podemos permitir que se omita o racismo com discurso de padronização de corpos e formas de vestir. Racistas não passarão!”, finaliza a vereadora Marta Rodrigues.

+“Nós sabemos do que se trata”, diz Olívia Santana sobre delegada negra barrada em loja Zara

Nota da Zara

A Zara informou que está apurando os detalhes do que aconteceu e que afastou uma funcionária da loja. A empresa não detalhou a participação desta funcionária no caso. Disse ainda que lamenta o episódio, “que não reflete os valores da companhia”.

Nota do Shopping da Bahia

O Shopping da Bahia disse que o segurança foi chamado por representantes da loja para buscar o cliente. O centro de compras reconheceu que essa atitude não deveria ter sido atendida porque descumpre as determinações de regulamento do shopping.

Informou ainda que que não compactua com qualquer ato discriminatório, e que “incluirá as imagens deste fato nos treinamentos internos para evitar que se repitam”.

Homem negro é retirado de banheiro para devolver mochila que comprou na loja Zara em Salvador

 

Últimas Noticias

Fanfarras escolares da rede estadual desfilam durante os festejos do 2 de Julho

As 21 fanfarras das escolas estaduais localizadas em Salvador, além das demais do interior da Bahia, já estão preparadas...