Governo do Estado da Bahia

Coluna do Meio: A queda na avaliação e a trapalhada de Rui em Jeremoabo; Cirão na Bahia; e a “Farra do Consórcio Construir”

1. Jeremoabo: na última eleição a cidade teve pouco mais de 22 mil votos válidos. O prefeito eleito, Deri do Paloma (PP), abocanhou 11.509 votos contra 11.350 votos de Anabel de Tista (PSD). Uma diferença de 159 votos. A disputa é ferrenha na cidade e os dois grupos apoiavam Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo. Porém, o PP estava fechado com Cacá Leão para o Senado e o PSD com Otto. Na semana que passou, mesmo sabendo da sensível condição, o governador Rui Costa, durante agenda na região, insistiu em entrar no município para uma carreata. O resultado foi catastrófico. O povo do PSD ficou retado após a turma do PP colocar o jingle da vitória da última eleição e foi uma confusão daquelas… Resultado: A banda B, que é o PSD, deverá anunciar apoio para ACM Neto, nesta segunda-feira (12/09). “Fomos humilhados pelo PT e vamos apoiar ACM Neto. A articulação já está encaminhada e estamos aguardando Anabel e Tista declarar apoio”, revelou um político da cidade. Antes, a expectativa era que Jerônimo tivesse no município pelo menos 80% dos votos (mais de 18 mil). Agora, o jogo deve ficar empatado.

2. Rui desidratando: tem chamado atenção a queda na avaliação do governador nas últimas pesquisas. Em junho, a pesquisa Séculus/Informe Baiano concluiu que 13,11% dos baianos consideravam a administração petista ÓTIMA e 30,80% achavam BOA. Agora, conforme entrevistas coletadas entre 1 e 5 de setembro, 8,65% consideração a gestão de Rui como ÓTIMA e 28,13% acham BOA. Ou seja, a soma que antes era 43,91 agora é 36,78, uma queda de 7,13 pontos percentuais.

+Coluna do Meio: Cenário do território da RMS, vaga do TCM e o ‘Gasoso’

3. Ciro na Bahia: o presidenciável estará em Irecê com a candidata a vice-presidente Ana Paula Matos, o deputado federal Félix Júnior e o candidato a deputado estadual Emerson Penalva, na terça-feira (13/09), às 10h, para inauguração do comitê do PDT. No período da tarde, 14h, participa em Salvador de um evento em prol de pessoas com deficiência na Apae. Também realizará uma live, no período noturno, na capital baiana. Já na quarta-feira (14/09), Cirão tem uma caminhada na Feira de São Joaquim.

4. O voto útil em 2014: naquele ano, a Bahia tinha Rui Costa, Paulo Souto e Lídice da Mata na disputa para governador. A líder do PSB chegava a pontuar 11% em algumas pesquisas, mas desidratou durante a corrida, pois boa parte dos eleitores anticarlistas perceberam que somente o petista tinha condições reais de vencer o ex-governador. Não deu outra e o cenário mudou. Lídice perdeu quase metade dos eleitores, que apostaram em Rui, eleito no primeiro turno com 54,54% dos votos válidos. Já Lídice teve 6,71% dos válidos. Souto, candidato do então DEM, ficou com 37,37%.

5. O voto útil esse ano: há pelo menos três perfis de eleitores que votam no atual presidente da República. Primeiro, o antipetista. Segundo, o bolsonarista moderado, aquele que tenta entender as conjunturas e dialogar. Por fim, o bolsominion, que é o “raiz” e é praticamente impossível mudar o voto. A pergunta é: qual a porcentagem desses eleitores que arriscará ter mais um mandato do PT na Bahia?

+Coluna do Meio: Bolsonaro e Lula na Bahia em 2 de Julho; Números sobre as disputas de 2014 e 2022; e o “Prefeito Ninja”

6. A torcida de Jaques Wagner: enquanto os bolsonaristas fazem campanha para presidente e avaliam o voto para governador, o senador e ex-governador da Bahia é o grande torcedor de João Roma, pois sabe que somente um crescimento do ex-ministro da Cidadania pode levar a eleição para o segundo turno e consequentemente, a quinta vitória consecutiva do PT na Bahia. “Rei da Motivação”, Wagner tem espalhado no mundo político que pesquisas internas já apontam vitória de Jerônimo. Não seria o caso do PT contratar um instituto sério para realizar um levantamento, registrar e divulgar?

7. Farra dos Tratores: o vereador Pintão, de Medeiros Neto, denunciou nas redes sociais que o presidente do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura, Manrick Teixeira (prefeito de Vereda), tem utilizado os repasses do governo do Estado para “interesses eleitoreiros e pessoais”. No total, já teriam sido recebidos mais de R$50 milhões, mas nada de recuperação de estradas vicinais, por exemplo. Assista ao vídeo abaixo:

https://www.instagram.com/tv/CiXTL2oj0aE/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

8. Uma Toyota SW4 zero bala com perfurete do deputado federal Abílio Santana foi flagrada com três pessoas colocando adesivos e ‘Big Hand’ em toda a Avenida São Rafael, durante uma madrugada dessas da semana que passou. O parlamentar também tem investido em meninas com bandeira dentro da Arena Fonte Nova e entrega de “diabinhos” no bairro de Brotas. É o Leão do Sertão!

9. Na lista dos 300 prefeitos que estariam na base de Jerônimo Rodrigues, segundo a Serin, constam os nomes dos gestores Nena (Inhambupe), Chepa Ribeiro (São Félix do Caribe) e David Cavalcante (Glória), por exemplo. Nesse caso não pode nem citar a velha frase “Só é traído quem está no governo”.

10. Comícios: os times de ACM Neto e Jerônimo tem protagonizados bons eventos no interior baiano. De vez em quando uma liderança falha de um lado ou de outro, o que é natural. Em Caculé, por exemplo, os dois grupos mostraram força. Na noite de ontem, em Ibotirama, o PT fez uma grande festa após mobilizar pessoas de toda região. Já o União Brasil protagonizou em Valença um ato histórico, maior que o megaevento em Campo Formoso, segundo assessores de comunicação. A expectativa do time netista agora é o evento de Candeias, na terça-feira (13/09). O município da RMS é governado pelo médico Pitágoras (PP).

 

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Corpo jogado em contêiner de lixo no bairro de Castelo Branco

Um jovem foi assassinado e o corpo foi deixado em um contêiner de lixo, no bairro de Castelo Branco,...