Um acidente de trem na Grécia, registrado na noite de ontem (28), deixou ao menos 36 pessoas mortas e 85 feridas. Segundo as autoridades locais, essa foi uma das colisões mais graves já registrada na Europa das últimas décadas.
Os trens, um que levava passageiros de Atenas para a cidade de Thessaloniki, no norte, e outro de carga, indo de Thessaloniki para Larissa, colidiram de frente na cidade de Tempe. Ao todo, o veículo transportava 352 pessoas, incluindo funcionários.
Em declaração na manhã desta quarta-feira (1º), um porta-voz dos bombeiros afirmou que a temperatura dentro do vagão chegou a 1300°C com a explosão, cenário que dificulta o trabalho de identificação das vítimas.
“É uma tragédia indescritível”, disse o porta-voz do governo, Yiannis Oikonomou, a repórteres. Ainda segundo o corpo de bombeiros, 66 das 85 pessoas feridas na colisão foram encaminhadas para hospitais nas proximidades de Larissa, cidade central perto de onde ocorreu o acidente. Seis estão na UTI.
“Estamos diante de uma tragédia sem sentido”, disse a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, em comunicado. “Estamos de luto”, concluiu.