Uma infecção rara causada pela ameba Naegleria fowleri, conhecida como “comedora de cérebros”, levou à morte de um homem no sul da Flórida. Segundo informações da FOX 4, ele teria contraído a ameba ao utilizar água da torneira para enxaguar o rosto e lavar o nariz.
A infecção é extremamente rara e ocorre quando a água contaminada com a ameba entra pelo nariz. As autoridades de saúde enfatizam que não pode ser contraída, por exemplo, bebendo água da torneira.
A ameba pode causar uma infecção no cérebro conhecida como meningoencefalite amebiana primária (PAM) e não possui nenhum tratamento eficaz conhecido. De acordo com o CDC, a infecção mata mais de 97% das pessoas que a contraem. Dos 154 indivíduos infectados conhecidos nos Estados Unidos de 1962 a 2021, apenas quatro pacientes confirmados sobreviveram à infecção.
Este é o primeiro caso na Flórida em que uma pessoa foi infectada através da água da torneira, e o primeiro caso relatado nos meses de inverno nos EUA. É também o primeiro caso relatado de infecção por Naegleria fowleri neste ano.
O CDC alerta que a ameba normalmente vive em corpos quentes de água doce, como lagos, rios e fontes termais. Também é provável que seja encontrada vivendo em sedimentos no fundo de lagos, lagoas e rios, então a agência desaconselha cavar ou mexer no solo em água doce rasa e quente.
Embora seja extremamente raro encontrar Naegleria fowleri em piscinas, parques de surf ou outros locais recreativos, é possível se eles forem mal conservados ou não tiverem cloro suficiente. Nos Estados Unidos, a maioria das infecções está ligada à natação nos estados do sul, com o Texas e a Flórida relatando a maioria dos casos com 39 e 37, respectivamente.
A população deve estar ciente dos riscos de contrair essa ameba e tomar medidas de precaução ao nadar ou usar água doce em atividades recreativas. Além disso, é importante que as autoridades de saúde continuem a monitorar a propagação da ameba e alertem o público sobre os riscos.