Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Sala de ex-votos do Santuário Santa Dulce dos Pobres é inaugurada após reforma da Prefeitura

Os devotos da primeira santa brasileira já vão poder conferir mais um atrativo nas visitas ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, na Cidade Baixa. A Sala dos Milagres foi completamente requalificada através de parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e inaugurada nesta sexta-feira (20), com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos e da superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, dentre outras autoridades.

O espaço, que abriga ex-votos, os itens doados por fiéis e admiradores do Anjo Bom como demonstração de gratidão pelas graças alcançadas, faz parte do Santuário da Bem-Aventurada Dulce do Pobres. O templo religioso celebra o legado da freira baiana que dedicou a sua vida a atender a população carente e que foi santificada pela Igreja Católica em outubro de 2019.

A lista de serviços realizados na Sala dos Milagres envolve melhorias na sinalização de segurança, instalação e montagem de divisórias, nivelamento de piso, execução de instalações elétricas e de nova iluminação, pintura e colocação de forro acústico. O investimento para renovar o local foi de R$ 192,6 mil.

“Ao longo dos anos, a Prefeitura tem mantido uma parceria permanente com a Osid, por enxergar esse Santuário como o principal espaço de celebração da fé e de reconhecimento por tudo o que Santa Dulce nos proporcionou. Estamos trabalhando juntos para que esse local seja ampliado e consolide a sua estrutura. Hoje, estamos inaugurando mais um desses espaços, essa sala onde os devotos vêm agradecer pelas graças alcançadas, trazendo objetos que servem de agradecimento a Santa Dulce pela intercessão nas suas vidas”, disse Bruno Reis.

Legado – A Sala dos Milagres reúne imagens, peças de cera, cartas, bilhetes, fotografias, diplomas e vestimentas, entre outros itens, que traduzem a força da fé e da gratidão de quem teve uma graça alcançada através da primeira santa brasileira. O local contará também com relatos através de testemunhos deixados pelos fiéis em forma de áudio e vídeo.

Como destacou o prefeito, a Sala dos Milagres também será mais um espaço de visitação de milhares de peregrinos, vindos de diversas regiões do Brasil e do mundo, em devoção à primeira santa brasileira. “E sempre que a gente realiza um sonho, a gente começa a sonhar de novo. Já está em curso a conclusão do projeto para criar a nova Praça Irmã Dulce aqui no Largo de Roma, que terá um espaço que irá se conectar com todos os outros serviços que o Santuário oferece”, afirmou o gestor.

A superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, destacou o volume de visitas que o local recebe. “A Sala dos Milagres é um sonho realizado. E, na verdade, a gente recebe esses objetos, que materializam essa gratidão, desde a época em que Irmã Dulce era viva. A gente tinha muita coisa guardada que agora poderá ficar exposta aqui, honrando essa memória. Então, fico muito feliz de a gente ter hoje esse local e por mais este gesto da Prefeitura, dentre tantos nos últimos anos”, disse.

Segundo o Frei Ícaro Rocha de Brito, reitor do Santuário, o espaço antes da reforma era um depósito onde os ex-votos eram reunidos na capa das relíquias, e que agora possui uma exposição apropriada. “Todos os grandes santuários têm uma sala como essa, onde os fiéis podem deixar esses objetos. Para nós, é uma grande conquista hoje termos este espaço. Como nós estamos dentro dos grandes santuários do Brasil, esse espaço vem muito a somar. Certamente, será muito visitado e acolherá muitos objetos dos devotos”, disse.

Ana Paula Matos, que é devota de Santa Dulce, destacou que o legado dela é também uma inspiração para todos os servidores públicos. “Não tem baiana que não reconheça a sua história, que saiba o quanto ela fez pelos pobres. Quem trabalhou com ela na obra diz que Irmã Dulce era muito acolhedora, mas também muito séria, muito firme, muito convicta das suas responsabilidades. Não dava pra você coordenar uma obra dessa apenas dizendo sim a tudo, ela sabia estabelecer prioridades. Isso é gestão pública”, disse.

Funcionamento – O Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, também conhecido como a Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, está em funcionamento desde 2003 e foi erguido graças à ajuda de fiéis e das doações. O templo tem capacidade para mais de mil pessoas sentadas, sendo um dos principais roteiros religiosos visitados por baianos e turistas na capital baiana.

Governo do Estado amplia festejos juninos no Parque de Exposições, que terá 12 dias de show

Em 2024, o Governo do Estado ampliou os festejos juninos no Parque de Exposições, na capital baiana. Ao todo, serão 12 dias de shows...

Planos de saúde prometem reverter cancelamento unilateral de contratos

Representantes do setor dos planos de saúde prometeram reverter os recentes cancelamentos unilaterais de contratos relacionados a algumas doenças e transtornos, informou nesta terça-feira...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Governo do Estado amplia festejos juninos no Parque de Exposições, que terá 12 dias de show

Em 2024, o Governo do Estado ampliou os festejos juninos no Parque de Exposições, na capital baiana. Ao todo,...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Governo do Estado amplia festejos juninos no Parque de Exposições, que terá 12 dias de show

Em 2024, o Governo do Estado ampliou os festejos juninos no Parque de Exposições, na capital baiana. Ao todo,...

Planos de saúde prometem reverter cancelamento unilateral de contratos

Representantes do setor dos planos de saúde prometeram reverter os recentes cancelamentos unilaterais de contratos relacionados a algumas doenças...

PRF localiza e prende foragido da Justiça durante fiscalização na BR 110

Na tarde de sábado (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou a prisão de um homem acusado de homicídio...

SEGURANÇA NO SÃO JOÃO: 22 mil policiais e bombeiros atuarão nos festejos na Bahia

Pouco mais de 22 mil policiais militares, civis e peritos, além de bombeiros atuarão no mês de junho, durante...