Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Embasa planeja doar tanques de água e “tarifa social” para famílias carentes

A Embasa anunciou uma proposta que pode beneficiar a vida de diversas famílias de baixa renda: a doação de reservatórios de água e a criação de uma nova tarifa social mais barata que a já existente. No Dia Mundial da Água, durante o lançamento do edital de requalificação do Parque do Abaeté, o presidente da companhia, Leonardo Góes, abordou questões sobre a distribuição e a falta de água em determinados períodos nos bairros de Salvador.

Em uma entrevista ao Informe Baiano, ele indicou que uma nova política de preços está sendo elaborada e planejada para apresentação ao governador. “Dentro do conjunto dessa política, da nova tarifa, a gente está estudando também a possibilidade de, em alguns casos, fornecer para famílias vulneráveis alguma possibilidade de reservação”, anunciou.

A distribuição de tanques de reserva visa garantir uma reserva hídrica mínima para esses lares em momentos de escassez.

“Uma família com três pessoas consome em torno de 300 a 400 litros por dia, ou até 500, o que significa um tanque de 500 litros já garantindo o mínimo. Mil litros já são suficientes para uma família pequena, que é a maioria, de três ou quatro pessoas. Então, um tanque de mil litros, mais ou menos, é o necessário para ter uma reserva em períodos de abastecimento ou mesmo de interrupção”, disse Góes.

Sobre a tarifa social, o representante da Embasa diz que será “simbólica” e direcionada a famílias que não podem pagar o valor regular, mesmo que subsidiada.

“A gente já tem uma tarifa social, que é uma tarifa já subsidiada, para aquela família mais desfavorecida do ponto econômico, mas há uma classe ainda dentro dessa pobreza que é extremamente pobre. Tem gente que gostaria de poder pagar sua conta de água mas não tem condições. Para um catador de rua, uma pessoa que pede no sinal, R$ 14 que a nossa tarifa social, são três quilos de feijão a depender do preço. Então ele está disputando ali com a segurança alimentar dele”, disse Góes. Ele não informou o preço da nova tarifa.

Durante a entrevista, o presidente também ressaltou a importância da conscientização. Góes destacou a necessidade de garantir o acesso à água potável, especialmente durante os períodos mais quentes do ano, quando o consumo e a pressão sobre os sistemas de abastecimento aumentam significativamente.

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil. Para...

DEU RUIM! Brasileira é condenada à prisão por perseguir Harry Styles

A brasileira Myra Carvalho, acusada de perseguir e enviar cerca de 8 mil cartas ao cantor Harry Styles em menos de um mês, foi...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete...
Fundação Jose Silveira

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete...

DEU RUIM! Brasileira é condenada à prisão por perseguir Harry Styles

A brasileira Myra Carvalho, acusada de perseguir e enviar cerca de 8 mil cartas ao cantor Harry Styles em...

Elon Musk questiona quanto custaria comprar a “Rede Globo”; entenda

Após um pedido de um internauta, o empresário Elon Musk questionou, neste domingo (21/04), quanto custaria comprar a Rede...

Projeto leva vivências teatrais para alunos da rede municipal de ensino de Salvador

O projeto “Contando Histórias do Meu Mundão”, desenvolvido pelo grupo Chegança Atelier Cultural, chega à 2ª edição passando por...