Faleceu na noite desta quinta-feira, 13, aos 83 anos, a respeitada jurista e processualista ítalo-brasileira Ada Pellegrini Grinover.
Bacharelou-se em Direito nas Arcadas (Turma de 1957) e, na vida acadêmica, dedicou-se à Universidade de São Paulo. Foi lá que concluiu o doutorado e obteve o título de livre-docente em Direito Processual Civil.
Ada tem uma extensa lista de livros dos quais foi autora. Foi também procuradora do Estado de São Paulo e defendeu algumas das maiores alterações em nosso sistema jurídico.
Junto de outros grandes nomes de peso como Miguel Reale, Maria Helena Diniz e o Gofredo da Silva Teles Júnior, participou da elaboração do Código Civil brasileiro de 2002, contribuindo de forma decisiva ao atual desenvolvimento social e jurídico brasileiro.
Atuou também na reforma do Código de Processo Penal e do Código de Defesa do Consumidor, foi coautora da Lei de Interceptações Telefônicas, da Lei de Ação Civil Pública e da Lei do Mandado de Segurança.
A intensa vivência acadêmica não a impediu de atuar em prol de sua classe profissional, tendo sido vice-presidente da OAB/SP na gestão do advogado Rubens Approbato Machado, além de diretora, na entidade, da Escola Superior da Advocacia (ESA).
O presidente da Seccional de SP, Marcos da Costa, decretou luto oficial em homenagem à jurista: “Neste momento, dedico meus sentimentos aos familiares, amigos e alunos da nossa eterna e querida professora que é uma referência para toda a advocacia nacional.”
*migalha