Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Alckmin defende diálogo com Congresso sobre desoneração da folha

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu neste domingo (28) diálogo entre o governo federal e o Congresso Nacional sobre a questão da desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027.

Alckmin participou da abertura da Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio do país, em Ribeirão Preto (SP). Perguntado sobre a relação do governo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o vice-presidente disse que o governo busca o diálogo com todos os poderes.

“O que caracteriza o governo do presidente Lula é o diálogo, diálogo permanente com os demais poderes e os vários níveis da federação. A responsabilidade fiscal é um dever de todos. É com boa política fiscal que nós vamos ter política monetária melhor, com redução de juros e crescimento da economia. Acho que é um compromisso de todos, e o caminho é o diálogo”, afirmou.

Sobre os incentivos do governo federal ao agronegócio, Alckmin destacou a criação de investimentos de letras de crédito para financiar a indústria e diminuir os custos de empréstimos e o mecanismo da depreciação acelerada para permitir a renovação de máquinas e equipamentos agrícolas.

“Nós precisamos de desenvolvimento, gerar emprego, renda e atrair investimento. Esse é o caminho. Para isso que se faz a Agrishow. Desenvolver novas tecnologias e fortalecer o setor produtivo, gerador do emprego e renda”, completou.

Desoneração

Na sexta-feira (26), o presidente do Senado anunciou recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a decisão do ministro Cristiano Zanin que suspendeu a desoneração.

A decisão foi motivada por uma ação protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que representa o governo federal na Justiça.

Na ação protocolada no STF, a AGU sustentou que a desoneração foi prorrogada até 2027 pelo Congresso sem estabelecer o impacto financeiro da renúncia fiscal.

A ação também contestou a decisão de Pacheco, que invalidou o trecho da Medida Provisória (MP) 1.202/2023. A MP derrubou a desoneração previdenciária para pequenas e médias prefeituras.

Discussão entre homens, bala perdida e mulher morta em Guanambi

Uma mulher identificada como Rosana Lopes Porto, de 39 anos, vítima de bala perdida quando estava em uma praça na noite de domingo (12/05),...

Em Itabela, PRF recupera veículo com registro de furto

No sábado (11), a Polícia Rodoviária Federal recuperou um veículo ao atender um acidente no km 743 da BR 101, em Itabela. Durante os...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Discussão entre homens, bala perdida e mulher morta em Guanambi

Uma mulher identificada como Rosana Lopes Porto, de 39 anos, vítima de bala perdida quando estava em uma praça...
Fundação Jose Silveira

Discussão entre homens, bala perdida e mulher morta em Guanambi

Uma mulher identificada como Rosana Lopes Porto, de 39 anos, vítima de bala perdida quando estava em uma praça...

Em Itabela, PRF recupera veículo com registro de furto

No sábado (11), a Polícia Rodoviária Federal recuperou um veículo ao atender um acidente no km 743 da BR...

Caravana de Direitos Humanos participará da Semana Nacional do Registro Civil em Cachoeira

A Caravana de Direitos Humanos participará da Semana Nacional do Registro Civil: “Registre-se!”. De terça a quinta-feira (14 a...

Reunião discute organização e logística para o desfile ao Dois de Julho

Faltando pouco mais de um mês para o tradicional cortejo ao Dois de Julho, a Fundação Gregório de Mattos...