O vereador Kiki Bispo (União Brasil), líder da bancada governista na Câmara de Salvador, rebateu nesta sexta-feira (23) novas fake news espalhadas pelo vice-governador e candidato do MDB à prefeitura, Geraldo Júnior, dessa vez relacionadas ao trânsito na capital baiana.
“Salvador é a capital brasileira com menos acidentes de trânsito por 100 mil habitantes e reduziu em 50% o número de vítimas fatais nos últimos 10 anos. Tudo isso graças a um trabalho sério realizado nas últimas gestões. Geraldinho quer de volta a Salvador do passado, onde as mortes no trânsito eram uma triste rotina?”, questionou Kiki.
“É mentira que o número de radares e de multas tenha crescido, como diz o candidato. O que tem aumentado exponencialmente é o número de mentiras que ele tenta emplacar todo dia sobre a gestão do prefeito Bruno Reis. Se Geraldinho passasse por um detector de mentiras, já teria apitado várias vezes nessa eleição”, destacou o vereador.
Em 2015, Salvador tinha 108 radares e fotosensores em funcionamento. Atualmente, existem 110 equipamentos usados para coibir o excesso de velocidade e o avanço de sinal vermelho, infrações que mais causam mortes no trânsito. Já a quantidade de notificações caiu de 667.518 em 2015 para 652.668 no ano passado. Na última década, 86% dos motoristas habilitados na cidade não foram notificados por infrações, conforme dados da Transalvador.
“O vice-governador está desesperado e começou a inventar números, já que não tem condições de apresentar propostas nem tem nada de bom já feito para a cidade para mostrar na sua campanha. É so lero lero, é só baratino, é só no sambarilove”, acrescentou Kiki.
Por fim, o vereador esclareceu que o valor arrecadado com as multas é destinado exclusivamente à sinalização, engenharia de tráfego, engenharia de campo, policiamento, fiscalização, renovação da frota circulante e educação de trânsito, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Como um antigo operador do Direito, já que atuou profissionalmente como advogado, o candidato certamente sabe disso, ou pelo menos deveria saber. Infelizmente, ele prefere apelar para todo tipo de falsa narrativa”, apontou.
As localizações dos radares são definidas a partir de estudos técnicos, conforme as normas estabelecidas pelas entidades nacionais e disponíveis no site da Transalvador. Os aparelhos ficam sempre nos mesmos lugares, com placas informativas próximas para alertar sobre a velocidade máxima permitida.