O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou uma piora clínica significativa nesta quinta-feira (24/04), conforme boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star, em Brasília. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 13, após uma cirurgia para desobstrução intestinal, Bolsonaro teve elevação da pressão arterial e alterações nos exames laboratoriais hepáticos. Ele permanece em jejum oral, recebendo nutrição parenteral exclusiva, e está sob cuidados intensivos, sem previsão de alta da UTI.
Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou recentemente denúncias contra Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. As acusações incluem organização de apoio policial, monitoramento de autoridades e elaboração de documentos para instaurar estado de emergência. Bolsonaro nega envolvimento e alega perseguição política.
A combinação da piora no estado de saúde e das pressões judiciais coloca o ex-presidente em uma situação delicada, tanto no âmbito médico quanto político.