Uma operação da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Porto Seguro desarticulou, neste sábado (26), uma fábrica clandestina de carvão vegetal instalada em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro. A ação ocorreu na localidade de Mata Costeira e revelou a produção irregular do material a partir de desmatamento de área de mata nativa.
Durante a fiscalização, os policiais ambientais encontraram um forno em funcionamento, contendo cerca de sete metros cúbicos de carvão, além de outros três metros cúbicos que já estavam armazenados. No local, também foi constatada uma extensa área de desmate ilegal e apreendida uma motosserra utilizada na atividade.
O responsável pela propriedade estava presente, mas não apresentou nenhuma licença ambiental que autorizasse a fabricação de carvão, nem os documentos exigidos para o uso da motosserra. Diante das irregularidades, a CIPPA lavrou um relatório de fiscalização ambiental para a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
A motosserra foi apreendida, enquanto o carvão vegetal permaneceu sob a guarda do proprietário, que assinou um Termo de Fiel Depositário. O caso será encaminhado ao Ministério Público Ambiental, responsável por adotar as providências legais cabíveis.