O advogado José Francisco Barbosa Abud, que ficou conhecido por proferir ataques racistas contra uma juíza de Campos dos Goytacazes (RJ), foi encontrado morto em sua residência na última segunda-feira (28). A informação foi divulgada pelo site jurídico Migalhas.
Em março deste ano, o advogado se envolveu em uma grave polêmica ao se referir à juíza Helenice Martins, em uma petição, como “magistrada afrodescendente” com “resquícios de senzala” e que tomaria decisões motivadas pela “memória celular dos açoites”. A conduta causou forte repercussão e repúdio por parte da sociedade e da comunidade jurídica.
A OAB do Rio de Janeiro afastou José Francisco de suas funções e protocolou um pedido de exclusão de seus quadros. A juíza, por sua vez, moveu ação contra ele por injúria racial.
Segundo informações do portal, o advogado já havia sido internado em abril após um episódio de intoxicação por veneno, em um hospital do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi oficialmente divulgada até o momento.
A Ordem dos Advogados do Brasil emitiu uma nota de pesar, lamentando o falecimento.