Os servidores do Poder Judiciário da Bahia decidiram iniciar uma greve geral por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de maio. A paralisação, aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (7), no Ginásio dos Bancários, vai atingir todas as comarcas do estado.
A principal motivação da greve é a estagnação do Projeto de Lei nº 25.491/2024, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria. O texto foi elaborado por entidades sindicais e aprovado pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), sendo encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em agosto de 2023. No entanto, até o momento, o projeto não foi sequer pautado para votação.
Diante do impasse e da falta de avanço na tramitação, os servidores decidiram intensificar a mobilização. A greve tem como objetivo pressionar o Legislativo estadual a dar andamento ao projeto, que é considerado essencial para a valorização da carreira e a melhoria das condições de trabalho da categoria.