Uma ação conjunta do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal e da Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA) da Polícia Militar, na noite desta segunda-feira (26/05), salvou mais de 100 filhotes de tartarugas marinhas no bairro de Piatã, em Salvador. A ocorrência foi por volta das 21h.
A GCM relatou ao Informe Baiano que os animais estavam se deslocando em direção ao asfalto, atraídos pela iluminação pública. A situação foi percebida por uma moradora, que acionou as autoridades ambientais.
Seguindo orientação do Projeto Tamar, os filhotes foram levados até a Praia de Pedra do Sal, onde foram soltos e devolvidos à natureza.
O supervisor do GEPA, Anderson Nascimento, reforçou a importância desse tipo de resgate: “Estamos na época em que os ovos eclodem, e os filhotes precisam da luz da lua e das estrelas para se orientar. A iluminação artificial pode confundir esses animais, fazendo com que sigam na direção errada. Se alguém encontrar uma situação como essa, deve ligar imediatamente para a Guarda Civil.”
O número da Guarda Civil Municipal para casos de resgate de animais silvestres é (71) 3202-5312.