Uma ação conjunta entre a Polícia Militar da Bahia e a Guarda Civil Municipal retirou, nesta quinta-feira (17/07), diversas barricadas erguidas por traficantes nos bairros de Tancredo Neves e Engomadeira, em Salvador. Os bloqueios foram instalados por grupos criminosos com o objetivo de dificultar a entrada de viaturas e as incursões policiais nas comunidades.
Conforme apuração do Informe Baiano, a retirada das barreiras faz parte da nova fase da Operação Dominus Areae, deflagrada pela PM para reforçar a segurança em pontos estratégicos da capital e da Região Metropolitana. A operação seguirá até a madrugada de segunda-feira (21/07), com foco no aumento da presença policial nas ruas e na garantia do direito de ir e vir da população.
De acordo com o coronel da reserva Humberto Sturaro, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, a presença das barricadas afeta diretamente os moradores mais carentes da região.
“Essas barricadas atingem a parte mais carente da comunidade, pois impedem o acesso de serviços públicos e de emergência. Não dão ao cidadão sequer o direito de solicitar um transporte em sua residência. Estamos ombreados com a SSP para dar fim a essa situação”, afirmou.