O voto da ministra Rosa Weber contra o habeas corpus (HC) de Lula na sessão do Supremo Tribunal Federal desta quarta (04/04) foi decisivo e com isso, o ex-presidente Lula deve ir para cadeia. A tendência é que o placar termine 6×5 com o voto de minerva da presidente Carmem Lúcia, que já manifestou em outras ocasiões ser favorável a prisão em segunda estância. Até às 20h15, o placar estava 4 x 1 contra o HC.
Em conversa com o Informe Baiano, o advogado Plácido Faria disse que, caso confirmada a prisão, “na terça termina o prazo para ele entrar como novo embargo, que terá efeito meramente procrastinatório. Ou seja, mais cedo ou mais tarde, a sua prisão é certa e em curto espaço de tempo”, opinou.
Ainda segundo o advogado, “a repercussão negativa do julgamento vai custar caro para a justiça brasileira, pois o Supremo rasgou a Constituição Federal. Isso já tinha acontecido antes e esperava-se que ele consertasse. Mas o Supremo cedeu a pressão e preferiu persistir no mesmo erro”, finalizou Plácido Faria.