Na Comissão de Ciência e Tecnologia, Félix aponta danos causados pela burocracia à pesquisa

Buscar soluções para diminuir o peso e os entraves da burocracia na pesquisa de ciência e tecnologia no país. Este foi o tema principal de uma nova rodada da Comissão de Ciência e Tecnologia, Ciência e Informática (CCTCI) realizada nesta quinta-feira (30.05) na Câmara dos Deputados. O encontro contou com a participação de deputados, professores e pesquisadores da várias instituições do ensino superior do país.

Dados da Fiesp apontam que a burocracia custa cerca de R$ 46 bilhões ao Brasil, além de incentivar a informalidade. Para a instituição, o PIB nacional poderia crescer cerca de 17% com simplificações.

Segundo o deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA), presidente da CCTCI, a produção de conhecimento hoje acontece numa velocidade nunca vista. “Acompanhar essa dinâmica é essencial para que o Brasil possa se destacar no cenário internacional, gerando conhecimento e emprego de qualidade”, afirmou.

Ele lamenta as dificuldades por conta dos entraves burocráticos, que deixam o andamento das pesquisas mais lento. “A burocracia é tão excessiva que, em determinadas áreas, a demora na aquisição de insumos básicos acaba inviabiizando a execução dos projetos. É preciso dar maior atenção a essa questão, que tem proprocionado uma grande fuga de cérebros do nosso país”, destacou.

Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, destacou que o excesso de burocracia no país asfixia o trabalho de pesquisa. “São dificudades para conseguir financiamento, para prestar contas, para importar insumos e por aí vai”, disse.

O encontro da CCTCI foi elogiado pela professora Lygia Pereira, docente da Universidade de São Paulo (USP). “Como cientista, é a primeira vez que vejo este assunto ser debatido em uma audiência pública. Normalmente esta discussão se dá no âmbito da academia”, revelou.

Concurso Nacional Unificado terá provas a cada dois anos, prevê Esther Dweck

Com 3,6 mil vagas disponíveis para órgãos e entidades do Governo Federal em todo o país, a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado...

ITANAGRA: Mutirão leva exames oftalmológicos gratuitos para população

No próximo dia 17 de julho, o município de Itanagra receberá um importante reforço na área da saúde: a chegada da carreta oftalmológica do...
Fundação Jose Silveira

Concurso Nacional Unificado terá provas a cada dois anos, prevê Esther Dweck

Com 3,6 mil vagas disponíveis para órgãos e entidades do Governo Federal em todo o país, a segunda edição...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Concurso Nacional Unificado terá provas a cada dois anos, prevê Esther Dweck

Com 3,6 mil vagas disponíveis para órgãos e entidades do Governo Federal em todo o país, a segunda edição...

ITANAGRA: Mutirão leva exames oftalmológicos gratuitos para população

No próximo dia 17 de julho, o município de Itanagra receberá um importante reforço na área da saúde: a...

Mortes de motociclistas no trânsito têm redução de 37% no primeiro semestre

Nos seis primeiros meses deste ano, mais vidas de motociclistas foram preservadas na capital baiana. No período, a Superintendência...

Prefeitura supera marca de 1,2 mil casas reformadas pelo Morar Melhor no Bairro da Paz

A Prefeitura de Salvador entregou, na noite desta segunda-feira (7), mais 105 casas reformadas pelo programa Morar Melhor, beneficiando...