Cirurgia minimamente invasiva é alternativa bem-sucedida para tratar aneurisma

Quem vê a farmacêutica Ivana Coelho (40) se dividindo, habilidosamente, entre a rotina do trabalho, da casa e da família não imagina que, há alguns dias, ela pensou que pudesse não estar viva para ver Pepe (7) e Théo (5), seus dois filhos, crescerem. Quando recebeu o diagnóstico de aneurisma cerebral, o desespero tomou conta de Ivana, que desconhecia a possibilidade de recorrer a uma técnica minimante invasiva para ficar curada.

Apesar de ser da área da saúde, a farmacêutica não sabia do que se tratava a embolização de aneurisma cerebral – tratamento endovascular para aneurismas intracranianos. “Descobri o aneurisma depois de uma dor súbita de cabeça muito forte, como se fosse uma trovoada. Daí, fiquei muito nervosa e com medo. No dia seguinte, marquei uma consulta com neurocirurgião e ele passou um exame chamado angioressonância cerebral”, conta Ivana.

Ela lembra que sempre sofreu com enxaquecas, mas a intensidade do último episódio foi diferente de tudo que já sentiu: “nunca senti uma dor de cabeça tão forte e estranha como essa, parecia que eu ia morrer. Isso aconteceu no final de janeiro, era meia-noite e eu não podia ir à emergência porque não tinha com quem deixar meus filhos. Somente no dia 16 de abril, fui à consulta com dr. Humberto Álvaro. Cheguei muito aflita mesmo, pois praticamente minha vida estava parada, se resumia a casa-trabalho, e eu sou muito ativa, praticava atividade física quase todos os dias”.

No consultório da RadioClinic – clínica especializada em radiologia intervencionista –, Ivana comemorou ao descobrir que não precisaria se submeter a uma cirurgia convencional, com recuperação mais lenta e dolorida. “Eu optei pela embolização, pois era muito menos invasivo e com menos riscos de sequelas. O procedimento, creio eu, levou duas horas, no máximo”, detalha.

Segundo o radiologista intervencionista Humberto Álvaro, diretor da RadioClinic, desde o primeiro contato com Ivana, ele a tranquilizou. “A gente sabe que, para o paciente, um diagnóstico desse é algo muito grande. Mas, quando temos condições de tratar de modo endovascular, se torna algo relativamente simples, com menos dor e sem necessidade de abrir a cabeça. Em poucos dias, o paciente já pode retornar ao trabalho”, afirma.

O tratamento endovascular do aneurisma cerebral é realizado na sala de hemodinâmica, utilizando-se cateter. No entanto, a indicação cirúrgica precisa levar em conta o tamanho do aneurisma – dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro – e as condições clínicas do paciente. Além da embolização, a outra técnica utilizada para esses casos é a “clipagem”, quando a porção mais estreita do aneurisma é fechada por um clipe metálico, no centro cirúrgico.

Fuga em Quingoma: Polícia Civil apreende fuzis, crack e centenas de munições em Lauro de Freitas

Uma ação da Polícia Civil da Bahia, realizada nesta terça-feira (8), desmantelou um possível ponto de apoio ao crime organizado na região de Quingoma,...

MPBA firma acordos com Redemix para corrigir irregularidades sanitárias e de segurança

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, firmou dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com...
Fundação Jose Silveira

Fuga em Quingoma: Polícia Civil apreende fuzis, crack e centenas de munições em Lauro de Freitas

Uma ação da Polícia Civil da Bahia, realizada nesta terça-feira (8), desmantelou um possível ponto de apoio ao crime...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Fuga em Quingoma: Polícia Civil apreende fuzis, crack e centenas de munições em Lauro de Freitas

Uma ação da Polícia Civil da Bahia, realizada nesta terça-feira (8), desmantelou um possível ponto de apoio ao crime...

MPBA firma acordos com Redemix para corrigir irregularidades sanitárias e de segurança

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, firmou dois Termos de...

SÓCIOS DO CRIME: Casal é preso por tráfico durante operação da Polícia Civil em Porto Seguro

Um casal foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (8), durante a Operação Sócios do Crime, deflagrada pela...

MASSARANDUBA: Acusado de matar ex-mulher e ferir enteado a facadas vai a júri popular; veja mais

Será julgado a partir das 8h desta quarta-feira (9), no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, Diego Santos de Andrade,...